Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, novembro 25, 2012

Escola faz treinamento de simulação de incêndio

Para deixar os alunos preparados em caso de emergência, a Escola Adotiva Liberato Valentin, na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, fez um treinamento contra incêndio..

Chamado de Treinamento do Plano de Abandono de Área Escolar, a ação preventiva buscou simular a realidade e contou com a participação de 12 bombeiros militares e comunitários.

Primeiramente foi colocado fogo em um recipiente para promover a fumaça e acionar o alarme de emergências da escola. Depois, um professor ligou para o Cobom (193), contando do princípio de incêndio na cozinha.

A partir do registro da ocorrência, três viaturas do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o local. Enquanto o isso, os alunos e funcionários da escola colocaram em prática o plano de abandono de local, como haviam sido treinados.

O exercício de abandono mostra os procedimentos corretos para a evacuação de pessoas em locais de riscos e perigos. De acordo com o primeiro tenente Dárcio Nunes, chefe de instrução do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, o fogo, em certos casos, pode não ser o único risco.

— Esse tipo de ação é importante para evitar que na hora que ocorre a incidência, as pessoas sejam pisoteadas no desespero. Muitas vezes, os ferimentos são provocados durante a fuga, e não pelo fogo em si — explica.

Outras orientações foram passadas, como desligar a energia de seus ambientes, a central de gás da cozinha e fechar as janelas, para que a fumaça não contamine outros locais.

Os bombeiros recomendam agir com naturalidade em situações como essa, caminhando em colunas, sem correr.
Fonte: Diário Catarinense – 30 de maio de 2011

Comentário:
Podemos indagar:
■Sua escola está preparada para a ocorrência de um incêndio ou outro tipo de acidente?
■Os alunos estão informados e treinados quanto aos riscos existentes na escola?
■Prevenir é uma forma de proteger a todos.
Como foi mencionado no artigo;
■O exercício de abandono mostra os procedimentos corretos para a evacuação de pessoas em locais de riscos e perigos.
■Esse tipo de ação é importante para evitar que na hora que ocorre a incidência, as pessoas sejam pisoteadas no desespero. Muitas vezes, os ferimentos são provocados durante a fuga, e não pelo fogo em si

Vídeo:

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:23 PM