Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, fevereiro 26, 2012

Cuidados ao usar banheiros públicos

Cuidados ao usar banheiros públicos
Siga estas dicas e previna-se contra infecções urinárias, hepatite A e diarréia

VASO SANITÁRIO
Utilize o papel higiênico para forrar a tampa ou simplesmente evite o contato com o vaso sanitário
O álcool gel também pode ser usado para uma rápida limpeza

TORNEIRA
Após a higienização das mãos, evite tocar em qualquer outro elemento do banheiro. Utilize o papel com o qual secou suas mãos para fechar a torneira e abrir a porta.

TOALHA
Prefira secar as mãos naturalmente ou na própria roupa, caso a toalha disponível não seja descartável

PAPEL HIGIÊNICO
Verifique se o rolo não está molhado, sujo ou em contato com o vaso, a pia ou o chão. Ele não deve ser usado para estancar sangue de ferimentos ou cortes por perigo de infecção

SABÃO
Evite a versão em barra, que permite o acúmulo de resíduos em sua superfície, tornando-se uma colônia de bactérias. A versão liquida pode usada sem perigo.

Fontes consultadas: infectologista Maria Lavínea Figueiredo, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica; infectologista Orlando Jorge, chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Luiz; infectologista Thiago Leandro Mamede, professor da Escola de Medicina Souza Marques. Folha.com

Comentário: Em geral não damos muita importância na hora de usar o banheiro da empresa ou de um local público ou de um local comercial, mas temos tomar algum cuidado.
O banheiro é o local que oferece os maiores riscos de contaminação.Um banheiro aparentemente limpo não o livra de microrganismos maléficos à saúde. A higiene pode ajudar. O principal risco do banheiro está no contato direto da pessoa com as fezes. Algumas pessoas não lavam as mãos adequadamente ou simplesmente não as lavam.
O banheiro precisa ainda de outros cuidados. Com a umidade, o local se torna ideal para a proliferação de fungos, um dos grandes vilões para a pele humana.

Principais riscos nos banheiros
Conhecidos popularmente como vermes, os parasitos, como áscaris, tricury, oxiúrus e giardia, podem provocar diarréia, dor abdominal, vômito e anemia.
Risco de pegar hepatite A, além de bactérias e vírus intestinais, entre eles o rotavírus e o adenovírus

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:38 PM