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domingo, outubro 02, 2011

Acidente mata operário na Embraer

O acidente foi na manhã de quinta-feira, 01 de setembro de 2011, e parou um dos setores da indústria. O funcionário, de 29 anos, foi prensado pela porta do Hangar F-220. A porta é feita de aço e se abre lateralmente. Segundo o sindicato, ele estaria passando pela porta quando foi atingido por ela. O trabalhador foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo funcionários do setor, o funcionário VM, conhecia bem o funcionamento da porta e os procedimentos de segurança. No momento do acidente, o alarme que indica o fechamento do portão estava acionado, um alerta mesmo para que ninguém se aproximasse. E por isso, ninguém entende como aconteceu a morte.

PORTÃO
O portão tem cerca de 10 metros de altura e 8 de largura..O mecanismo para abertura e fechamento das portas é acionado eletronicamente, fazendo com que ela se movimente lateralmente em baixa velocidade.

VÍTIMA
“O empregado foi socorrido com vida no local e transferido pelo serviço de atendimento de emergência da Embraer para o Pronto-Socorro do Hospital Municipal de São José dos Campos, onde veio a falecer”, diz a Embraer.

O QUE DIZ A EMBRAER
Por nota, a Embraer informou que, em respeito à família da vítima, não vai comentar as declarações do sindicato. A empresa diz que está conduzindo as investigações e análises do que aconteceu para tomar as providências necessárias.

INQUÉRITO
Dois auditores da Delegacia Regional do Trabalho e técnicos da Polícia Científica realizaram perícia no local. Os laudos sobre a morte não têm previsão para ficarem prontos.

LAUDO POLICIAL
O Laudo do IC (Instituto de Criminalística) indicou que o trabalhador, que teve parte do corpo prensada por uma porta de aço, teria sido imprudente.
"O laudo cita que a vítima estava fora do campo de visão da pessoa que acionou o botão de abertura do portão", explicou o delegado Antonio Sérgio Pereira, que ressaltou que fará vistorias no local para checar se existe algum fator que represente ameaça à segurança do trabalho.
O delegado também disse que a divulgação do laudo não significa que o inquérito esteja finalizado, mas o documento aponta que teria havido imprudência por parte do funcionário.

Comentário
Podemos indagar:
■ O portão do tipo hangar dificilmente se fecha rapidamente, o processo é lento. Como este trabalhador não conseguiu se proteger e principalmente sair do local?
■ Um portão desse tipo, de aço, pode pesar 12 toneladas cada folha de aço de 8 m. E a velocidade de abertura e fechamento, dependendo do modelo do portão varia de 20 cm a 60 cm por segundo.
■ Talvez o portão não abriu o suficiente e ele quis passar sem ter a visão total do movimento do portão?
■ O portão tem 10 m de altura e 8 m de largura e é de aço e deve pesar algumas toneladas. . A abertura é lenta.e faz barulho Já vi em hangar, quando um trabalhador aciona a porta, e ela inicia a abertura, ele já aproveita para entrar, não espera abrir o suficiente para ter acesso.
■ Segundo alguns funcionários da Embraer o portão ficou com uma fresta, ele tentou entrar e o portão foi acionada pelo lado de dentro por outro funcionário e prensou.

Não é mais fácil colocar um cipeiro em cada risco para eliminar a imprudência? Ou colocar um operador de abrir portão ou porta numa fábrica, como disse o sindicato?
A operação de um portão do tipo hangar é movimentar-se lateralmente, verticalmente ou basculante. Hoje usa muito estrutura de alumínio, plástico especial, etc. A característica do portão é em função da segurança que pretende ter na edificação.
Qual é a operação de um portão? Abrir ou fechar, nada mais. O que uma pessoa que vai adentrar num recinto deve tomar cuidado, é ter a visão suficiente do espaço que vai transitar ou movimentar-se.
Quando abrimos a porta da nossa casa, entramos por uma fresta ou abre totalmente?
Relembremos os acidentes ferroviários, em que a maioria dos motoristas não obedece as cancelas automáticas e sinalizações. A culpa é da empresa? Ou da imprudência dos motoristas?
Uma vez um jardineiro no parque Ibirapuera disse-me, que não adianta colocar aviso, é proibido pisar na grama, ninguém obedece, tem colocar também um guarda com apito. Algumas empresas deveriam usar esse sistema um cipeiro com apito.

Vídeo
Mostra o acionamento de um portão que se move lateralmente

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posted by ACCA@2:44 PM