Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, agosto 08, 2011

Acidente fatal no Parque Eólico de Água Doce em Santa Catarina

O acidente ocorreu na quarta-feira, 20 de julho, por volta das 10h30, envolveu um guindaste de 1.200 t, Liebherr LTM11200, que estava levantando as hélices e rotor para montagem, quando uma forte rajada levou a carga para o lado, criando uma enorme carga lateral na lança do guindaste. O guindaste estava trabalhando com uma lança luffing jib e Yguy de apoio e devido as tensões, as lanças dobraram e quebraram com a ruptura da base da lança e caindo sobre a cabine do operador e matando-o.

O guindaste LTM11200 ficou destruído e danificado o guindaste Grove GMK 5165. O guindaste é de propriedade da Locar.

INQUÉRITO POLICIAL
Conforme Milton José Pussi, da Polícia Civil de Água Doce, foram feitos levantamentos no local e novas informações deverão ser coletadas para detectar a causa do acidente. Uma das hipóteses, inicialmente levantadas, é de que ventava muito no momento e esta condição pode ter sido a causa da desestabilização do equipamento. Conforme Pussi, deverá ser ouvidas outros trabalhadores que estavam no local para apurar as causas.

VÍTIMA
O corpo do trabalhador foi encaminhado ao IML de Joaçaba, Santa Catarina e deve ser liberado ainda nesta quarta-feira, após a necropsia. O corpo deverá ser transladado para São Paulo onde residem familiares da vítima.

Fontes: Portal RBJ- 20 de julho de 2011 e Vertikal Net.


Comentário
O estudo das condições meteorológicas do local é muito importante para içamento. A cidade de Água Doce é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, com uma altitude de 969 metros. A predominância do vento é nordeste, com velocidade média de 6 m/s – 21,6 km /h e com picos de 16 m/s – 57,6 km/h. O tempo no dia do acidente era nublado com indicio de instabilidade.
Com valores de investimentos elevados envolvidos nesse tipo de empreendimento a empresa deveria ter um consultor na área meteorológica para avaliar as condições climáticas mais favoráveis para esse tipo de serviço.

Preço de uma estação meteorológica portátil - 7 mil dólares
Preço de um guindaste LTM11200 – 12,5 milhões de dólares

Efeito pêndulo
Quando a carga oscila, ela está provocando uma tensão na lança, com duas forças distintas, uma paralela a lança e outra perpendicular (efeito pendulo). Quanto maior a oscilação da carga maior essas forças atuantes. Como a lança é um elemento rígido e a tendência é sofrer ruptura.

Ventos
Rajada de vento: Aumento repentino da velocidade do vento em poucos minutos, causados pela turbulência. Por diversas razões, a velocidade do vento em algumas ocasiões torna-se extremamente variável. É um dos fenômenos meteorológicos que causa mais destruição.
A diferença de pressão tem um grande efeito sobre o clima, de modo que, se você souber a pressão do ar, assim como a tendência da pressão, será capaz de predizer certas condições sobre o tempo. Como regra geral, uma área de alta pressão estará ensolarada e uma área de baixa pressão estará nublada e chuvosa.

Vídeo:

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:29 AM

2 Comments:

At 5:19 PM, Blogger Unknown said...

acidentes acontecem. Nesse caso, foi um fato alheio a vontade, foi um caso fortuito, um acidente inesperado, coisas da natureza. Não existem culpados.
Flávio Bovo.

 
At 6:02 PM, Blogger ACCA said...

Mesmo quando as normas de segurança forem cumpridas, no entanto, ainda podem representar riscos nos projetos de instalações de turbinas eólicas. Como explica o guia de questões de segurança da FEM (Fédération Européenne de la Manutention - Product Group Cranes and Lifting Equipment) para instalações e transportação de turbinas eólicas, elevação de cargas em condições de vento forte pode representar um perigo potencial que não deve ser subestimado. Durante a elevação de cargas, com uma grande área de superfície exposta ao vento, como pás de rotor ou unidades completas, as condições e premissas para o cálculo de cargas de vento podem diferir significativamente dos valores padrões fornecidos pela norma europeia EN 13000. Quando as cargas são afetadas pela força do vento durante operações de elevação, acidentes graves podem ou não acontecer.
As condições de vento local são extremamente importantes. A norma europeia EM 13000 trata da velocidade do vento, especificamente a rajada de 3 segundos, medida no ponto mais alto do sistema de lança, e não a média da velocidade do vento medida a uma elevação de 10 metros durante um período de 10 minutos como dado pela maioria das estações meteorológicas.
A rajada de vento medido na ponta de lança, o conjunto de carga, o coeficiente de arrasto, devem ser observadas no planejamento completo para levantamento de cargas.

 

Postar um comentário

<< Home