Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, abril 04, 2011

Riscos: Perna mecânica ou Skywalker Stilt na construção civil

Toda inovação tecnológica substitui alguns riscos, mas cria outros riscos latentes. Esse equipamento está sendo utilizado por algumas construtoras brasileiras em substituição ao andaimes para serviços, de revestimento, de pintura e forro. Lembra muito a perna de pau com melhoramento tecnológico.

A altura desse equipamento varia de 70 cm a 1,20m. Incluindo o trabalhador poderá atingir até 2,90 m.

Os riscos envolvidos seriam:
■ Desequilíbrio,
■ Uso inadequado do equipamento. Só pode ser usado em superfície lisa e plana. No Brasil o trabalhador usa até para subir e descer escada
■ Colisão com outros objetos

Conseqüências
■ Fraturas e Luxação


Comentário
Em algumas províncias do Canadá, a agencia de segurança local aplica pesada multa ao trabalhador pela sua utilização ou pode perder a licença de trabalho.
O ambiente de trabalho na construção está cheio de riscos e esse equipamento veio incorporar mais um, cujo resultado de algum tipo de incidente terá sempre o elemento humano com algum tipo de lesão.

O fabricante desse equipamento recomenda:
■ Sob nenhuma circunstância as pernas mecânicas devem ser usadas sob a influência de drogas ou medicamentos que possam interferir em seu juízo, afetar seu equilíbrio ou causar sonolência.
■ Use as pernas mecânicas somente em superfícies limpas e secas, sem resíduos e obstáculos.
■ Nunca use as pernas mecânicas em andaimes nem em madeira compensada colocada sobre qualquer tipo de abertura.
■ Quando estiver aprendendo a andar com as pernas mecânicas, sempre peça a um colega de trabalho que lhe observe. É importante que comece lentamente e com passos muito curtos levantando seus pés totalmente ao andar. Para caminhar em direção contrária, sempre trate de dar “giro em U”. Evite caminhar para trás com as pernas mecânicas. Quando você ganhar confiança no uso das pernas mecânicas pode começar a dar passos mais longos.

Foto: Uso inadequado do equipamento no Brail, subir e descer escada.

■ Nunca comprima completamente as molas de ação dos pernas mecânicas. Isto exerce tensão excessiva nos outros componentes das pernas, e poderia ocasionar seu colapso.
■ É importante manter adequadamente todos os componentes das pernas mecânicas lubrificados, principalmente todas as peças móveis. Esses itens incluem molas de ação e suportes. Use um lubrificante que seque para evitar que acumule sujeira e resíduos.

Vídeo
Mostra o trabalhador usando a perna mecânica em local com obstáculos, não obedecendo a recomendação do fabricante.

Marcadores: ,

posted by ACCA@2:53 PM

2 Comments:

At 11:40 AM, Blogger Dymonte said...

OLá colega

Sempre visito teu blog e vejo que tens muito material bom. A minha pergunta é: porque você ainda não tem um domínio próprio?
Seu Blog já merece um domínio próprio e não é tão caro. (São 10 dólares por ano no Blogger).
É apenas uma sugestão, pois seu blog é muito bom!
Parabéns pelo seu trabalho! Faça uma visita ao meu Blog www.temseguranca.com.

Abraços

Darcy Mendes

 
At 9:44 PM, Blogger Unknown said...

uso os stilts(perna mecânica) a mais de cinco anos e nunca tive acidente.logico que tem que ter um cuidado maior,obedecer algumas regras que todo trabalho determina,mas compensa pelo tempo que se perde mondando e desmondando andaimes.sem contar que em trabalhos de reformas aonde já estão morando,ninguém vai querer um andaime na sua sala!alem do que,cabe no porta malas.muito pratico.

 

Postar um comentário

<< Home