Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Fotos da tragédia na região Serrana

Um exemplo da tragédia em Nova Friburgo. Um morro de quase 150 m de altura, com edificações quase todo o seu contorno. Usando praticamente a base ou sopé do morro como limite das edificações. Um morro com mínimo de 30% de declividade. Nesse local teve seis deslizamentos

O grande problema das cidades brasileiras é que o crescimento da cidade é feito pela sociedade de forma caótica e depois é que a prefeitura procura adaptar esse crescimento no seu planejamento urbano, se porventura existe. Essa é a realidade

Todos os desastres naturais brasileiro têm na sua geografia de risco, um rio ou fundo de vale ou cadeia de montanha ou litoral ou encosta ou área alagada associadas a fatores climático, em que a cidade se desenvolveu e continua a crescer. Só o governo não percebe isso.

E o brasileiro com sua cultura de fatalidade constrói em qualquer lugar e entrega a sorte a Deus.
Quando ocorre o desastre como aconteceu na região serrana, os órgãos públicos não estão preparados para a emergência.

Como disse Peter Drucker, "a nossa tarefa hoje é estar preparados para um amanhã incerto ... a previsão de longa duração deverá ter em conta o futuro (decorrente) das decisões presentes".

Ou lembramos a realidade da lei de Murphy “Alguma coisa sinistra vai acontecer e acontecerá, no pior momento possível”.
Em emergência não se faz plano e sim a executa. Essa é a diferença entre um país que está preparado para tragédia e outro que pretende durante a tragédia elaborar um plano.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@5:04 PM