Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Adolescente prende mão em amaciador de carne

Um adolescente de 17 anos prendeu a mão em um amaciador de carne enquanto trabalhava no açougue do pai, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sem treinamento para operar a máquina, o garoto, que também não usava luvas na hora do acidente, desligou o aparelho quando percebeu que sua mão ficou presa. Acionado, os bombeiros conseguiram desmontar a máquina e tirar a peça que prendia a mão do garoto e levá-lo para o hospital. O jovem não teve fraturas.

Fonte: R7 - 18 de Fevereiro de 2010


Comentário: Podemos considerar; falta de treinamento ou falta de bom senso? Alguém vai colocar o dedo na tomada? Ou faltou prestar atenção no trabalho? Apesar do adolescente agiu rápido, desligou a máquina.

Trabalhos que requeiram extrema atenção, isto é, prestar atenção, (no caso, o moedor, amaciador) são passíveis de falhas que por menor que sejam, podem levar à acidente. No caso, o adolescente deveria ser monitorado por um funcionário mais experiente, já com treinamento adequado para desempenhar a função.

O prestar atenção é uma coisa difícil, pois envolve educação, treinamento e desenvolvimento. do comportamento. A educação hoje em dia está tão péssima, que essa parte de desenvolvimento de prestar atenção é deficiente, envolve leitura, raciocínio e ouvir . Prestar atenção é diferente de atenção.

A atenção que é muito comum em segurança através de sinalização indica orientação do comportamento. Já prestar atenção envolve estímulo à mente em que o observador controla a situação (analisa e processa informação) São dois conceitos diferentes, em que devemos analisar quanto à prevenção de segurança.

Marcadores: ,

posted by ACCA@2:05 PM