Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, novembro 06, 2010

Explosão em laboratório de química da UFMG

O acidente ocorreu em um dos laboratórios de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). na tarde de quarta-feira, 03 de novembro, no Instituto de Ciências Exatas (Icex), no Campus Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais. O estudante do curso de química estava manuseando reagentes quando aconteceu a explosão.

Informações da Universidade indicam que a explosão foi provocado pelo motor de uma geladeira, que armazenava vários produtos químicos.

A Divisão de Segurança Universitária isolou o prédio e acionou o Corpo de Bombeiros, que conteve o incêndio. Eles usaram uma escada para chegar à janela, onde se via fogo e fumaça.

Os bombeiros informaram que as chamas foram controladas rapidamente. Houve muita fumaça no local, mas o fogo não chegou a se alastrar para outros laboratórios. Segundo os bombeiros, a explosão aconteceu no motor de uma geladeira e uma nuvem de fumaça tóxica se espalhou.

Vítima:
Um estudante ficou ferido com queimaduras de 1º e 2º graus no rosto, braços e orelhas: 20% do corpo ficou queimado. Outros dois estudantes, que também estavam na sala, não tiveram ferimentos.

Perícia
A explosão numa geladeira no laboratório de química do Instituto de Ciências Exatas (ICEX), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será apurada pela Polícia Federal.

Fontes: TV Alterosa e Folha.com , 03 de novembro de 2010

Comentário:
Por que os acidentes acontecem?
A estocagem de líquidos inflamáveis não deve ser feita em geladeiras domésticas, dados os riscos envolvidos. A refrigeração não evita a formação de vapores altamente inflamáveis, e a estocagem deve ser feita em recipientes adequados (apropriados para inflamáveis), em armários destinados a essa finalidade, e em local afastado e bem ventilado. No Brasil é comum os laboratórios de Universidades utilizarem geladeiras domésticas para fins de armazenagem de produtos químicos.

O pequeno efeito da temperatura de refrigeração sobre a evaporação do líquido não justifica os riscos. As geladeiras apropriadas para estocagem de líquidos inflamáveis são chamadas “blindadas” (explosion-proof). Faixa de preço das geladeiras blindadas de 2 mil a 13 mil dólares, dependendo das características da geladeira, faixa de temperatura, capacidade da geladeira, potência, etc.

Os próprios fabricantes de geladeiras comerciais e domésticas alertam sobre a proibição do uso de líquidos inflamáveis, nos compartimentos dessas geladeiras, pois elas não foram feitas para essas finalidades.

A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla, devido à presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos.
As causas para ocorrência de acidentes nos laboratórios são muitas, mas resumidamente são instruções não adequadas, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas.

1-Acidente em laboratório

Uma prática muito comum consiste na estocagem de materiais voláteis, alguns dos quais inflamáveis, em geladeiras de uso doméstico (comerciais).
Essas geladeiras não são fabricadas para essa finalidade, em virtude do que podem gerar faíscas seja no acendimento da luz interna, seja no motor, e causar um grave acidente.
A foto mostra as conseqüências de um acidente que poderia ter sido muito pior. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Setembro de 2003

Guarde materiais voláteis inflamáveis em geladeiras apropriadas (para essa finalidade) ou em local muito bem ventilado e sem fontes de ignição, sempre em recipientes adequados, como os contêineres de segurança (safety cans) e armários para líquidos inflamáveis.

2-Incêndio destrói laboratório de Química da USP
Em 19 de fevereiro de 1989, um incêndio destruiu o laboratório de Química Orgânica do Instituto de Química da USP, na cidade Universitária. Não havia ninguém trabalhando no local. O fogo foi percebido às 12 h pelos estudantes de pós-graduação trabalhando em outros laboratórios.
A área do laboratório era separada por divisórias de madeiras que contribuiu para aumentar a extensão dos danos.
O Corpo de bombeiros chegou rápido ao local, com 06 viaturas e 20 bombeiros, iniciando o combate ao fogo com extintores e posteriormente tiveram que usar água com risco de reação com substâncias (sódio, em contato com água pega fogo), cianeto de potássio (em contato com ácido libera vapor altamente venenoso). O hidrante instalado no local não funcionou.

Geladeiras e Freezers blindadas (prova de explosão)


Finalidade
■ Fornecer proteção total contra explosão durante o armazenamento de materiais inflamáveis em temperaturas inferiores ao ambiente
■ Compartimento à prova de explosões evita explosões causadas por vazamento de vapores de recipientes selados indevidamente
■ Exterior à prova de explosões impede explosões causadas por fumos ou vapores interiores em atmosferas externas perigosas
■ De acordo com as normas da UL (Underwriters Laboratories), NFPA (National Fire Protection Association), OSHA (Occupational Safety and Health Administration) adequadas para a Classe 1, Grupo C e D em ambientes perigosos

Todo o motor e termostato é projetado para evitar a formação do arco que poderia inflamar a mistura ar-vapor inflamável. Cada unidade tem a fiação, conexões, termostato, relê, e motor do compressor alojado com segurança em uma caixa apropriada para uso na Classe 1, Grupo C e D para atmosferas perigosas. E a temperatura da superfície do compressor permanecerá abaixo do ponto de inflamação de qualquer material inflamável que poderão estar presentes em tais ambientes.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:23 AM