Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 06, 2010

Explosão da bomba atômica de Hiroshima completa 65 anos

Uma cerimônia no Japão marca nesta sexta-feira os 65 anos da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Centenas de pessoas se reuniram no Parque Memorial da Paz, local no qual a bomba caiu, para lembrar a tragédia. Representantes de mais de 70 países estavam presentes junto a milhares de pessoas que compareceram para assistir ao emotivo evento no Memorial da Paz.
Durante a cerimônia foi observado um minuto de silêncio no instante preciso em que a bomba explodiu sobre a cidade. Depois o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, pronunciou um discurso. Em seguida, mil pombas brancas foram libertadas em um gesto simbólico de paz.
- Saudamos este 6 de agosto com a determinação reforçada de que ninguém mais deverá no futuro sofrer tais horrores - afirmou.
- A raça humana não deve repetir o horror e os sofrimentos causados pelas armas atômicas - declarou o primeiro-ministro japonês em um discurso - O Japão, única nação vítima de bombardeios atômicos em tempos de guerra, tem uma responsabilidade moral de encabeçar o combate pela construção de um mundo sem armas nucleares.

Fonte: Diário Catarinense - 06 de agosto de 2010
Artigos publicados
http://zonaderisco.blogspot.com/2009/08/lembrancas-do-pesadelo-atomico.html
http://zonaderisco.blogspot.com/2007/08/hiroshima

Vídeo:
É um filme da BBC Worldwide lembrando os efeitos da queda da bomba atômica em Hiroshima e depoimentos de sobreviventes

Marcadores: ,

posted by ACCA@1:32 PM