Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, agosto 02, 2010

Acidente com empilhadeira mata operário

Na manhã de 13 de outubro de 2009, o trabalhador Leonel estava em cima de um caminhão ajudando no carregamento de ferros galpão da Transportadora Manchester, às margens da BR-101, em Joinville, Santa Catarina. Durante o carregamento o braço da empilhadeira quebrou, uma barra de ferro caiu sobre o corpo dele, acertando o peito. Ele teve uma parada cardiorrespiratória. A outra vítima foi Osvaldo. Ele estava ao lado do caminhão e o braço da empilhadeira atingiu o pé.

Atendimento médico
Socorristas do Samu e bombeiros tentaram reanimar Leonel, que foi levado pelo helicóptero da Polícia Militar para o Hospital São José. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
Osvaldo teve fratura exposta no tornozelo e passou por cirurgia. Os dois eram terceirizados e estavam no galpão da Transportadora Manchester.

Declaração da empresa
A direção da empresa informou que só vai se pronunciar quando receber o resultado da perícia. A empresa adiantou que a empilhadeira quebrada era terceirizada. Um técnico responsável pela locação da máquina esteve no local do acidente e comentou que os equipamentos passam por manutenção a cada dez dias.

Fonte: A Noticia - 14 de outubro de 2009.

Comentário:
■ A operação satisfatória da empilhadeira dependerá da manutenção eficiente. Quando a manutenção é ignorada, a empilhadeira poderá apresentar uma ameaça à vida e causar danos
à propriedade. A inspeção rotineira deverá ser realizada, quando a empilhadeira estiver em operação, para eliminar condições anormais. Nunca utilize uma empilhadeira com problemas para garantir a segurança e prolongar a vida útil do equipamento.
■ Manutenção: A manutenção da empilhadeira é dividida em três níveis, isto é, manutenção de rotina, manutenção nível I e manutenção nível II.
Manutenção de rotina: Limpar a superfície do corpo da empilhadeira e certificar que todos os comandos funcionem satisfatoriamente.
■ Manutenção Nível I: A manutenção nível I deverá ser executada uma vez por semana, sendo que deverá ser cuidadosamente inspecionada para certificar se o funcionamento está normal; se existe qualquer parafuso solto; se a elasticidade da corrente é adequado; se o pino do terminal da corrente está normal; se o movimento para cima e para baixo do mastro (interno e externo) é normal; se existe qualquer vazamento de óleo; se existe qualquer desgaste anormal e ruptura nas partes mecânicas; alguma elevação de temperatura anormal ou faíscas na parte elétrica, etc. Se existir qualquer situação de falha, o ajuste ou diagnóstico e solução deverá ser prontamente executado.
■ A Manutenção Nível II deverá ser executada conforme planejada. A inspeção geral deverá ser executada para a empilhadeira de acordo com os seguintes requisitos:
a- Manutenção para o sistema mecânico: Uma vez a cada mês. Deverá ser lubrificada e reapertada a parte mecânica, examinar a parte hidráulica, o desgaste das rodas, como também se os garfos podem ser erguidos e abaixados normalmente. O ruído de operação da empilhadeira não deve exceder a 70 dB.
b- Manutenção do sistema hidráulico: Uma vez a cada mês. Examine se o cilindro de óleo está normal, se existe qualquer vazamento externo ou interno, se a conexão hidráulica e a mangueira estão confiáveis sem vazamento. O óleo hidráulico deve ser substituído a cada 12 meses. O óleo já utilizado substituído deve ser tratado de acordo com as regras e regulamentos locais.
c- Manutenção do sistema elétrico: Uma vez a cada mês. Primeiro examine se a densidade da solução eletrolítica da bateria [densidade específica a 1250 g/dm (a 25ºC) em áreas tropicais e
1280 g/dm (a 30ºC) em outras áreas] está correta e se os terminais estão limpos. Caso contrário, a densidade específica da solução eletrolítica deverá ser ajustada conforme exigido e os terminais devem ser limpos e cobertos com vaselina e apertados.
Examine se as conexões dos dispositivos elétricos são confiáveis, se as tomadas estão normais
e se o isolamento está bem. (A resistência do isolamento entre os dispositivos elétricos e o corpo da empilhadeira deverá estar acima de 0.5 Mega Ohms).
Inspeção de Manutenção Preventiva:
Semanalmente
-Verificar rodas de apoio e carga.
-Verificar os elementos de fixação do conjunto de elevação.
-Verificar a fixação do cabeamento de potência e parafusos do painel.
-Verificar o nível de água da bateria e completar se necessário.
-Verificar funcionamento do freio de estacionamento.
Mensalmente
-Lubrificar a pista dos rolamentos dos mastros de elevação.
-Verificar a fixação do cabeamento de potência e parafusos do painel.
-Verificar a existência de vazamentos hidráulicos.
-Verificar o correto funcionamento das tomadas, Indicador de descarga de bateria (IDB), chave geral e liga/desliga.
Anualmente.
-Troca do óleo hidráulico.
Fonte: Manual de Empilhadeira

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:52 PM