Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, junho 12, 2010

McDonald's faz recall de copos de vidro devido ao risco potencial de cádmio

A Comissão de Segurança de Produtos dos EUA (CPSC,Consumer Product Safety), em cooperação com a empresa de fast food McDonald's anunciou recall voluntário da seguinte consumidor produto. Os consumidores devem parar de utilizar os produtos retirados imediatamente, exceto instruído. É ilegal vender ou tentar vender um produto de consumo com recalll.

Nome do produto: "Shrek Forever After 3D" copos de coleção
Unidades: Cerca de 12 milhões

Fabricante: ARC International, de Millville, NJ, EUA.
Distribuidor: McDonald's Corp, Oak Brook, Illinois

Perigo: Os desenhos nos vidros contêm cádmio. A exposição prolongada ao cádmio pode causar efeitos adversos à saúde.

Incidentes / Lesões: Nenhum relatado.

Descrição: O "Shrek Forever After 3d" copos colecionáveis de vidro em quatro modelos. A linha de quatro copos de vidro é parte da campanha promocional do filme "Shrek para Sempre". São quatro desenhos diferentes, com os personagens Shrek, Fiona, Gato n 'Boots, e Donkey.

Vendido exclusivamente em: restaurantes por todo o país a partir de maio 2010 até junho de 2010 por US$ 2.

Recomendação: McDonald's solicitou aos consumidores que parem imediatamente de usar os copos por precaução e devolvê-los para qualquer McDonald's para reembolso de US $ 3 cada.

PERIGO:CÁDMIO
O cádmio é um conhecido cancerígeno e pesquisas mostram que ele também pode causar enfraquecimento dos ossos e problemas sérios nos rins.
No caso dos copos do Shrek, o perigo seria a exposição de longo prazo a baixos níveis de cádmio, que pode se soltar da tinta. O produto pode cair na mão da criança que, ao pôr a mão na boca, pode levar o metal tóxico para o organismo.
O cádmio pode ser usado para criar vermelhos e amarelos na tinta. O porta-voz do Mc Donald's nos EUA, Bill Whitman, disse que um pigmento na tinta dos copos continha cádmio.
- Uma pequena quantidade de cádmio pode chegar à superfície do vidro e, para ser o mais seguro possível para crianças, o CPSC e o Mc Donald's trabalharam juntos nesse recall - disse.

BRASIL
No Brasil, a assessoria de imprensa do McDonald's informou que os produtos que são alvos do recall nos EUA não são vendidos no país. Atualmente, a rede mantém uma promoção de copos no Brasil, mas os fornecedores são diferentes, os copos não são pintados Os copos da Coca-Cola que fazem parte da promoção atual da rede no país são produzidos com vidro colorido e não são pintados, como na promoção norte-americana.

Fonte: CPSC - Consumer Product Safety

Comentário:
O cádmio é um elemento de vida biológica longa (10 a 30 anos) e de lenta excreção pelo organismo humano. O órgão alvo primário nas exposições ao cádmio a longo prazo é o rim. Os efeitos tóxicos provocados por ele compreendem principalmente distúrbios gastrointestinais, após a ingestão do agente químico. A inalação de doses elevadas produz intoxicação aguda, caracterizada por pneumonite e edema pulmonar. O efeito tóxico do cádmio em seres humanos tem sido cuidadosamente pesquisado e classificado como substância carcinogênica.
A exposição ao cádmio nos humanos ocorre geralmente através de duas fontes principais:
■ via oral (por água e ingestão de alimentos contaminados),
■ inalação.( aerossóis, poeiras e fumos, absorção estimada em 0,1 a 50%; influenciada pelo tamanho e propriedades químicas), sendo esta a principal via de absorção.
Um vez absorvido, o cádmio é transportado pela corrente sanguínea até o fígado, onde se une a uma proteína de baixo peso molecular. Pequenas quantidades desse complexo proteina-cádmio passam continuamente do fígado para a corrente sanguínea, para ser transportado até os rins e filtrado através dos gromérulos, para posteriormente ser reabsorvido e armazenado nas células tubulares dos rins.
O cádmio entra na corrente sanguínea por absorção no estômago ou nos intestinos logo após a ingestão do alimento ou da água, ou por absorção nos pulmões após a inalação. Muito pouco cádmio entra no corpo através da pele. Usualmente só é absorvido pelo sangue aproximadamente 1 a 5% do cádmio ingerido por via oral, entretanto é absorvido de 30 a 50% quando inalado Este último órgão excreta de 1 a 2% do cádmio obtido diretamente das fontes ambientais. A concentração do metal nos rins é aproximadamente 10 mil vezes mais alta que a da corrente sanguínea. A excreção fecal do metal representa uma mínima quantidade do cádmio não absorvido no sistema gastrointestinal. Por outro lado, se estima que a vida biológica do cádmio nos humanos varia de 13 a 40 anos.

Marcadores: ,

posted by ACCA@12:08 PM