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quinta-feira, abril 29, 2010

Renault transmite péssima imagem de segurança

É interessante como as vezes as indústrias automobilísticas passam péssimas imagens para os consumidores e principalmente para os mais jovens em questão de segurança. No caso em questão é a publicidade da Renault, para promover o carro Sandero Stepway, versão mais esportiva da família Sandero. A campanha se dirige ao público-alvo da ação: jovens na faixa dos 30-35 anos que apreciam esportes e aventura, e que usam o carro como meio de realizar essas preferências. A propaganda induz a praticar esporte radical no teto do veiculo em movimento, que contraria a essência de dirigir um veiculo com segurança e não colocar em risco outras pessoas. No Brasil já temos adolescentes surfando em teto de trem e de ônibus e só falta agora disseminar o surf em veículo. Nos Estados Unidos e na Europa é conhecido com “Car Surfing” que já provocou várias vítimas fatais. A propaganda diz que é um sonho, mas para alguns adolescentes o sonho poderá transformar em realidade. A propaganda está passando na TV

O mais interessante nessa promoção é a noção de responsabilidade social da empresa. Em seu site a empresa preocupa com a segurança, mas não a transmite ou educa os futuros consumidores de seus produtos, com esse péssimo exemplo de promoção. Hoje é comum e praticamente padronizada em todos os sites, os objetivos, metas, responsabilidades, meio ambiente, etc. das empresas. Virou uma folhinha, um marketing do botox, pois está mais preocupado com aparência e resultado financeiros.

O que diz a Renault sobre a responsabilidade social?
É a conduta ética e responsável adotada pelas empresas, na plenitude de suas redes de relações, o que inclui o universo dos seus consumidores, fornecedores, acionistas, comunidade em que se insere ou sobre a qual exerce algum tipo de influência, além do governo e do meio ambiente.
A ação da empresa ocorre de forma planejada e sistemática, no sentido de consolidar o sucesso econômico com a minimização dos impactos sociais e ambientais, neste sentido a organização adota um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental e passa a interagir mais efetivamente com o contexto geral.

A promoção
O filme “Perseguição”, em versões de 1 minuto e 30”, começa com um Sandero Stepway passando por uma estrada litorânea com uma prancha de surf presa no rack. O ator vê o carro passando do deck de uma casa construída na encosta com vista panorâmica para o mar, no qual ele estava até então passando parafina cuidadosamente em sua prancha de surf.
O ator imediatamente pula do deck e começa a descer a encosta perseguindo o carro. Ele desce pelas pedras, atravessa a mata, corta caminho passando dentro de outra casa, pula sobre um toldo e finalmente alcança o carro na estrada recortada, vários metros abaixo. Ele pula e cai em pé sobre a prancha de surf. Vemos então o surfista fazendo manobras radicais na prancha presa sobre o Stepway. As curvas sinuosas da estrada funcionam como ondas. A câmera explora o carro de vários ângulos, mostrando a suspensão elevada e o design, enquanto vemos a dupla performance, do Stepway e do ator. O motorista então finalmente para o seu Stepway na beira do mar. Com a freada brusca, vemos o ator dar um grande mergulho, voando da prancha direto para o mar. Nesse momento é revelado de que toda a ação não passou de um sonho do jovem que, depois de ver o Stepway passar na estrada, continuou lixando dedicadamente sua prancha de surf.

Vídeo:

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posted by ACCA@2:30 PM