Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Verão mais seguro: orientações sobre protetor solar

Com a estação do verão é necessário aumentar os cuidados com a proteção da pele, pois a exposição excessiva ao sol contribui para o desenvolvimento do câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Esses cuidados contra os efeitos danosos do sol, que são cumulativos, devem se estender durante todo o ano e não só no verão, pois os raios ultravioletas (UV) conseguem alcançar a Terra também em dias nublados e com pouca luminosidade.

O QUE SÃO RAIOS UV?
Para melhor entender o conceito, a radiação ultravioleta (UV) é formada por raios UVA, UVB e UVC que são invisíveis, mas penetram na pele e podem provocar queimadura solar, envelhecimento precoce, câncer de pele, além de danos nos olhos e no sistema imunológico.
A radiação UVA possui intensidade o ano todo e penetra na pele profundamente enquanto que a radiação UVB tem intensidade maior no verão e ela que causa a queimadura solar e predispõe ao câncer de pele.

Conseqüências dos raios UV na pele:
■ UVA: causa envelhecimento da pele e pode causar câncer de pele
■ UVB: causa vermelhidão, queimadura solar e predispõe ao câncer de pele
■ UVC: é filtrado pela camada de ozônio da atmosfera

Por isso, os cuidados com a exposição ao sol devem iniciar principalmente na infância porque a radiação é cumulativa e se estende ao longo da vida.

O QUE SÃO PROTETORES SOLARES?
São produtos de uso externo que contêm substâncias químicas e/ou físicas que atuam como BARREIRAS PROTETORAS da pele contra as radiações solares. Eles são classificados conforme o FPS - FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR. O FPS identifica a proteção oferecida pelo produto contra os raios UV, de acordo com o tipo de pele. Quanto maior o número do FPS, maior a proteção.

OBSERVE SEMPRE NAS EMBALAGENS:
Ao comprar um protetor solar, leia e observe atentamente se na embalagem contem:
■ Número de registro do produto na Anvisa/MS. O número de registro de produtos cosméticos inicia-se com o número 2 e pode ter 9 ou 13 dígitos.
■ Indicação do FPS (de acordo com o tipo de pele)
■ Modo de usar
■ Prazo de validade
■ Indicação da necessidade de reaplicação do produto para manutenção de sua eficácia
■ Orientações e advertências, tais como: “Atenção: este produto não oferece nenhuma proteção contra insolação”.

COMO AS PESSOAS PODEM SE PROTEGER?
■ roupas apropriadas, como por exemplo: as de tecidos leves, que cubram a maior parte do corpo
■ chapéu com aba larga, que proteja não apenas a cabeça, mas o pescoço e as orelhas
■ óculos de sol
■ protetor solar com fator de proteção, no mínimo, 15 (FPS 15)
■ protetor labial

QUEM PRECISA TER CUIDADO COM O SOL?
Todas as pessoas, independentemente da raça ou etnia, sofrem com a exposição excessiva ao sol.

COMO UTILIZAR O PROTETOR SOLAR?
Usar protetor solar com Fator de Proteção (FPS) de no mínimo 15, diariamente, independente da cor da sua pele; evitar expor-se ao sol no período entre 10 e 16 horas; usar chapéu com abas, óculos escuros e roupas apropriadas, são medidas que ajudam a se proteger e aproveitar melhor o verão e as outras estações.
Aplique o protetor solar na pele no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol. Todos os protetores solares, mesmo os resistentes à água, devem ser reaplicados após:
■ duas horas de exposição contínua ao sol
■ nadar ou mergulhar
■ secar-se com toalhas
■ praticar exercícios físicos
■ suar excessivamente
Atenção !! Não se esqueça de passar protetor nas partes mais vulneráveis como: orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos.

POR QUE DEVEMOS REDOBRAR OS CUIDADOS COM AS CRIANÇAS?
É importante que a exposição ao sol ocorra de forma correta desde cedo porque as radiações têm efeito cumulativo.
Os cuidados devem ser tomados já com os bebês para evitar um mal maior na fase adulta.
Os bebês devem ficar protegidos sempre que expostos ao sol, inclusive quando estiverem na cadeirinha, dentro do automóvel. Durante os passeios ao ar livre use sempre sombrinhas e proteja as crianças com chapéus e roupas apropriadas. Mas atenção: para usar protetor solar em crianças menores de seis meses de idade é preciso consultar o médico.

FIQUE ATENTO!
O uso de protetor solar diariamente é muito importante. Todas as pessoas, independentemente da região do Brasil, e todos os trabalhadores que exercem suas atividades expostos ao sol, devem se proteger.
Evite métodos artificiais de bronzeamento que podem ser perigosos como lâmpada de UV, câmaras e pílulas de bronzeamento.
Evite a exposição ao sol no período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, quando a intensidade dos raios atinge seu máximo.
E o mais importante: os raios ultravioleta podem refletir em qualquer superfície como concreto, areia e água. Por isso, as recomendações que você leu valem também para quem está na sombra ou debaixo do guarda-sol.

Lembre-se: a simples utilização do protetor solar não garante a total prevenção, e nem significa que podemos nos expor por mais tempo ao sol, o objetivo do seu uso é amenizar e proteger dos efeitos nocivos da radiação solar. Além disto, o produto só será eficaz se utilizado corretamente.

Fonte: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC)

Comentário:
Quem regulamenta protetores solares é a Anvisa. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomendam sua utilização para combater o câncer de pele.
Segurança não é apenas adotar as NR´s e sim aplicar as boas práticas de segurança com finalidade de resguardar a saúde e proteção do trabalhador.
O que diz a Constituição
Como direito dos trabalhadores urbanos e rurais a "redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança" (art. 7º, XXII), preceituando, ainda, que o direito à saúde deve ser garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos (art. 196).
O fato de não apresentar CA em um equipamento não necessariamente impede o seu uso.
Devemos levar consideração;
■ condições de operação do trabalho
■ condições do ambiente,
■ condições da saúde humana e
■ condições de perfil ergonômico e profissiográfico.
O EPI deve atuar nessas condições. A prevenção visa a segurança e saúde do trabalhador
Forneça o protetor solar, registre a entrega, dê o treinamento, registre o treinamento e guarde todos os documentos (eficácia da proteção, irritabilidade) fornecidos pelo fabricante do protetor.


Vídeo:
Trabalhadores têm alto risco para desenvolver câncer em atividades ao ar livre. O vídeo mostra as principais características de câncer de pele e as recomendações necessárias.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:45 AM