Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, agosto 08, 2009

iPhone pega fogo e destrói banco do carro

Foi noticiado na Europa que um iPhone 3G pegou fogo, estava no assento do passageiro de um carro, de acordo com iPhoneclub da Holanda.
O dono do iPhone, Pieter, mora na cidade holandesa de Leiden, disse que deixou seu iPhone no carro e retornou poucos minutos depois e viu que seu iPhone pegou fogo e destruiu completamente o assento do banco do carro de passageiro. Quando ele deixou o iPhone, ele estava no Belkin hard, no modo stand-by (espera) e não estava ligado ao carregador.

Após o incidente, Pieter comunicou a Apple, e a operadora T-Mobile, representante exclusiva nos Países Baixos, mas as empresas se recusaram a assumir a responsabilidade sobre o incidente.

Isto é apenas uma das muitas vezes, que um dispositivo móvel Apple relatado que pegou fogo. Após o incidente, em Novembro de 2008 que resultou em queimadura causada por um iPod shuffle (tocador de música), uma empresa com o nome de KIRO 7 iniciou uma investigação e descobriu mais de 800 páginas que cobrem 15 diferentes tipos de incêndio de 2005-2008. Nestes casos, a Apple parece ter a mesma abordagem, alegando desconhecimento sobre esses problemas. Quando contatados por clientes.

Em alguns casos, no entanto incidentes resultaram em possíveis ações judiciais para Apple, uma delas ocorreu em março de 2009, quando uma mãe tentou processar a Apple, após iPod touch aparentemente pegou fogo no bolso da calça de seu filho de 15 anos, queimando a perna e causando sofrimento físico e mental.
Outros casos adicionais, como no Japão, onde, em agosto de 2008, dois iPod nanos, sobreaquecidos queimou um suporte de palha e papel, que estavam próximos. Em março de 2008, um iPod nano começou a estourar e soltar faíscas.

A fim de lidar com algumas dessas situações a Apple publicou comunicados para resolver problemas físicos herdados nas baterias de dispositivos eletrônicos, bem como forneceu um conjunto de orientações para o iPhone e iPhone 3GS, para ajudar os usuários a evitar sobreaquecimento de seus dispositivos móveis. Recentemente foram adicionadas orientações que fornecem informações sobre as temperaturas que deverão ser operados os aparelhos e inclui uma mensagem de aviso que irá aparecer se o iPhone superaquecerá.

Recentemente, o novo dispositivo da Apple, o iPhone 3GS, foi alvo de uma polêmica em sites e fóruns na internet. Segundo o site da revista Wired, o smartphone da Apple é "quente" --tão quente que possibilita "ser usado para tostar pão", afirmou a publicação. À época, a informação também foi dada pela revista "PC World".

Fontes: Ipodnn - July 30th, 2009 e Folha Online - 31 de julho de 2009

Comentário:
Não existe tecnologia sem risco. Os fabricantes vendem a ilusão que os produtos são extremamente seguros, mas em que condições?

Como em geral quase ninguém lê manual técnico de produto, o manual da Apple “Guia de Informações Importantes sobre o Produto” tem algumas recomendações de segurança interessantes:
RISCO DE SUFOCAÇÃO
O iPhone contém peças pequenas, que podem constituir um risco de sufocação para crianças pequenas. Mantenha o iPhone e os respectivos acessórios longe das crianças pequenas.
MOVIMENTOS REPETITIVOS
Movimentos repetitivos, como digitar ou jogar no iPhone podem causar um desconforto ocasional nas mãos, braços, ombros, pescoço ou outras partes do corpo. Faça intervalos frequentes, se o desconforto perdurar durante ou depois da utilização, interrompa a utilização e consulte um médico.
ATMOSFERAS POTENCIALMENTE EXPLOSIVAS
Desligue o iPhone (mantenha premido o botão Pausa/Reativar e depois deslize o nivelador que aparece na tela), quando se encontre numa área com uma atmosfera potencialmente explosiva. Não carregue o iPhone, e cumpra todos os avisos e instruções. As faíscas nessas áreas poderão causar uma explosão ou um incêndio, resultando em ferimentos graves ou até mesmo em morte.
As áreas com uma atmosfera potencialmente explosiva estão frequentemente, mas nem sempre, bem assinaladas. Entre as áreas potenciais incluem-se:
■ áreas de abastecimento de combustível (como estações de serviço);
■ porão em navios;
■ instalações de armazenamento ou transferência de combustíveis ou produtos químicos;
■ veículos que utilizem gás liquefeito de petróleo (como propano ou butano);
■ áreas onde o ar contenha substâncias químicas ou partículas (como grão, poeiras, ou pós metálicos); e
■ qualquer outra área onde normalmente recomenda desligar o motor do veículo.
PARA VEÍCULOS EQUIPADOS COM AIRBAG
Um airbag é insuflado com uma força enorme. Não armazene o iPhone nem os respectivos acessórios na área sobre o airbag ou na área de disposição do airbag.
INTERFERÊNCIA POR RADIOFREQUÊNCIA
As emissões de radiofrequência de equipamentos eletrônicos podem afetar negativamente a operação de outros equipamentos eletrônicos e causar um funcionamento irregular.
Apesar de o iPhone ser concebido, testado e fabricado de forma a cumprir os regulamentos que controlam a emissão de radiofrequência em países como
os Estados Unidos, Canadá, União Européia e Japão, os transmissores sem
fios e circuitos elétricos no iPhone podem causar interferências com outros
equipamentos eletrônicos.
Por conseguinte, deverá tomar as seguintes precauções:
■ Aviões
A utilização do iPhone poderá ser proibida quando viajar de avião. Para mais informações sobre como utilizar o Modo de Avião para desligar os transmissores sem fios do iPhone, consulte o Guia do Utilizador do iPhone.
■ Veículos
As emissões de radiofrequência do iPhone podem afetar os sistemas eletrônicos instalados nos veículos com motor. Consulte o fabricante ou o seu representante relativamente ao seu veículo.
■ Pacemakers (dispositivo que estimula o coração regulando o ritmo cardíaco)
A Associação Norte-Americana de Fabricantes do Setor da Saúde recomenda que seja mantida uma distância mínima de 15 cm entre um telefone portátil sem fios e um pacemaker, para evitar possíveis interferências.
Pessoas com pacemakers:
■ Devem manter sempre o iPhone a mais de 15 cm do pacemaker, quando o celular está ligado
■ Não deverão transportar o iPhone no bolso frontal
■ Devem usar a orelha oposta ao pacemaker para minimizar a possibilidade de interferência
Se tiver algum motivo para suspeitar de que existe interferência, desligue o iPhone imediatamente.
APARELHOS AUDITIVOS
O iPhone pode interferir com alguns aparelhos auditivos. Se isso acontecer, consulte o fabricante do aparelho auditivo ou o seu médico para se informar sobre alternativas ou recursos.
Outros dispositivos médicos Se utilizar qualquer outro dispositivo médico pessoal, consulte o fabricante do dispositivo ou o seu médico para determinar se está protegido adequadamente contra emissões de radiofreqüência do iPhone.
INSTALAÇÕES DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Os hospitais e as instalações de serviços de saúde podem utilizar equipamento particularmente sensível às emissões de radiofrequência externas. Desligue o iPhone quando esse procedimento lhe for instruído pelo pessoal de serviço ou por avisos afixados nesses locais.
ÁREAS DE DETONAÇÃO E INSTALAÇÕES COM AVISOS
Para evitar interferir com operações de detonação, desligue o iPhone quando se encontre numa “área de detonação” ou em áreas com avisos de “Desligue rádio bidirecional”.
Cumpra todos os sinais e instruções.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@10:14 PM