Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, julho 24, 2009

Fábrica da AmBev é interditada por falta de higiene e segurança

A fábrica da AmBev, localizada na BR-135, em São Luís, Estado do Maranhão foi interditada parcialmente pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público do Maranhão (MP) na quarta-feira, 15 de julho de 2009. Segundo o MP, a vistoria foi motivada por dois inquéritos abertos na promotoria de Defesa do Consumidor, que apontam a falta de condições de higiene para o funcionamento da empresa.

Foto: Tanque onde as garrafas são lavadas
Durante a vistoria organizada pelo Ministério Público local, foram encontrados os seguintes problemas:
■ As garrafas saem da máquina onde são lavadas e vão sendo conduzidas por uma esteira. Enquanto vão passando, do teto - que está caindo aos pedaços - despencam insetos e outros elementos infectos nos vasilhames
■ Falta de equipamentos de segurança. Os trabalhadores trabalhavam sem luva, toucas ou protetores auriculares.
■ Corpo de Bombeiros verificou a ausência de manutenção dos hidrantes e do sistema de pára-raios e a inexistência de sinalização de emergência. Fios elétricos expostos também foram encontrados.
■ A fábrica é muito suja, até o setor de limpeza é imundo.

Falta de higiene, irregularidades e interdição
A inspeção confirmou a causa da presença dos insetos nas garrafas: a sujeira no setor de engarrafamento - declarou a promotora de Justiça Lítia Cavalcanti, titular da 15ª Promotoria de Justiça de defesa do consumidor

Foto: Cacos de vidro foram encontrados no chão da fábrica

De acordo com a promotora Lítia Cavalcanti, foram encontrados insetos em cervejas engarrafadas na fábrica das marcas Skol e Brahma, fato constatado pelo Instituto de Criminalística e que tornam os produtos impróprios para o consumo.
No laboratório da fábrica, a Vigilância Sanitária encontrou produtos químicos com prazo de validade vencido, uma ameaça à qualidade das cervejas produzidas.
Diante de tais condições, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária do Estado interditaram parcialmente a fábrica, as duas linhas de produção de cervejas em garrafas. Apenas o envase em lata continua, pois o processo é feito no interior de um equipamento, sem interferência do ambiente. A fábrica terá prazo de 48 horas para realizar as melhorias nos principais problemas apontados pela vistoria.
No setor de engarrafamento da AmBev, são produzidas as cervejas em garrafas de 600 ml das marcas Brahma, Antártica e Skol. Os produtos são distribuídos para todo o Maranhão e também para os estados do Pará e do Amapá. A interdição não afetará a produção de chope nem de latas de cerveja.

Foto: Falta de limpeza

O que diz a AmBev
Em nota publicada em jornais locais, a AmBev afirmou que opera com licença sanitária e alvará do Corpo de Bombeiros atualizados e em vigor. A AmBev informou ainda que atua sob os padrões internacionais de produção e que os produtos da empresa têm total garantia de qualidade.
Fontes: Ministério Público do Maranhão, 17 de julho de 2009

Comentário
Se acessarmos o site da AmBev encontramos o que a empresa imagina ou procura transmitir aos consumidores e para a sociedade sobre responsabilidade; “A AmBev é uma empresa que atua em diversos países e para manter unida nossa companhia, nossos funcionários devem agir com base em valores e objetivos comuns. Isso se reflete nas atitudes diárias adotadas por todas as pessoas que fazem parte da AmBev e assumem um termo de compromisso com os padrões descritos em nosso Código de Conduta de Negócios”. O Código de Conduta de Negócios é o nosso compromisso com uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre nossos profissionais. Esse valor também inclui a responsabilidade perante os consumidores, expressa no investimento para colocar no mercado produtos de alta qualidade e criar canais eficazes para acolher suas eventuais reclamações.

Os portfólios das empresas na internet lembram muito os calendários com fotos de mulheres bonitas. Hoje em dia com o programa photoshop qualquer imperfeição desaparece. É o marketing do botox, é o marketing da simulação, o importante não é o que as coisas são, e sim o que parecem ser ou procuram transmitir para que os outros pensem que sejam, no caso da AmBev, produto de alta qualidade, atuação responsável, etc

E a atuação do Ministério do Trabalho? Parece-me que não existe uma programação de vistoria? Ou ele atua somente com a posse da caixa preta, que é aberta depois do desastre?

Como no Brasil todos os problemas discutem em volta de uma mesa repleta de pizzas, a segurança do trabalho faz parte desse contexto e tudo termina em pizza.
É a velha discussão brasileira quanto à segurança do trabalho;
■ Falta de recursos dos órgãos responsáveis,
■ Falta de fiscalização,
■ Falta de aplicação das normas de segurança e
■ Falta de prevenção.
■ Falta de gerenciamento de segurança
■ Falta de cultura de segurança da empresa

Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:43 AM