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sábado, junho 06, 2009

Scooter de 3 rodas da Piaggio

À primeira vista, o scooter MP3 400 Piaggio chega a ser assustador, pelas duas rodas na dianteira e seu porte avantajado. Quando se olha o scooter de frente, logo vem à mente a figura de um quadriciclo esportivo. De traseira, uma moto de alta cilindrada.

Porém, quando o piloto sobe no MP3 tem a nítida impressão que está em uma grã-turismo, tamanho é o conforto que o modelo oferece. Além, é claro, de toda a tecnologia embarcada.

Mas qual é o segredo do Piaggio MP3? O projeto consiste em acoplar as duas rodas dianteiras junto a um sistema de paralelogramo formado por braços em alumínio. Segundo o fabricante, esse sistema -- que funciona em conjunto com a suspensão eletro-hidráulica do MP3 -- permite uma pilotagem igual a qualquer moto convencional, mas com maior estabilidade e segurança para o condutor.

Prova disso é o angulo de inclinação em curvas, que pode atingir facilmente os 40 graus. E é essa emoção que o piloto menos experiente procura: deitas nas curvas.

Detalhe: no punho direito há um seletor (com duas posições) no qual o motociclista informa se o scooter está rodando ou parado. Por exemplo, quando o MP3 estiver parado, esperando o semáforo abrir, o piloto aciona o dispositivo e a suspensão dianteira fica rígida -- e o piloto não precisa colocar os pés no chão. Para desabilitar o sistema, é só acelerar.

Para completar, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes, permite ao MP3 400 frear num espaço de tempo e distância 20% menor se comparado aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio.

Na traseira, mais um disco simples, que atua de forma bastante eficiente, sem susto para o motociclista. Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequilíbrio e, consequentemente, queda, nesse caso o MP3 responde melhor por contar com uma base de apoio e aderência maior.

Motor e conforto
O MP3 alia tecnologia e design. É o caso do motor, monocilíndrico de quatro tempos, que esbanja força (torque de 3,7 kgfm a 5.000 rpm), principalmente nas largadas.

Equipado com refrigeração líquida, sistema de injeção eletrônica e sistema de transmissão CVT (transmissão continuamente variável), o propulsor de exatos 398.9 cm³ gera 34 cv a 7.500 rpm. Em função de seu torque e potência, o MP3 400 pode ser um bom companheiro na cidade e também numa viagem curta.

O modelo Piaggio oferece muito conforto para piloto e garupa (banco de couro em dois níveis, plataforma para os pés, escudo frontal). O scooter tem até controle remoto para abrir os compartimentos de carga que ficam sob o banco e no "porta-malas".

Na Europa, o MP3 está disponível também as versões de 125 cm³ e 250 cm³, ambas monocilíndricas, com motores de quatro tempos. Além disso, o modelo Piaggio tem várias opções de acessórios: alarme com sirene, capacetes com intercomunicadores via bluetooth, porta-objetos, e até um sistema de navegação.

Infomoto - 30 de Janeiro de 2008

Comentário:
Na Europa, principalmente em Paris está provocado polêmica na França. Organizações temem que uma brecha legal aumente o número de acidentes nas ruas, já que para guiar uma scooter de três rodas de até 400 cilindradas, não é preciso tirar carteira de moto, basta a habilitação para carros.
Os modelos mais recentes aumentaram a distância entre as rodas da frente de 42 centímetros para 46 cm, aproveitando uma brecha legal que as transforma em triciclos motorizados perante a lei. Com isso, fica dispensada a habilitação para motocicletas.
As estatísticas da polícia parisiense indicam que scooters e motos estiveram 20 vezes mais envolvidos em acidentes em 2008 e tiveram participação em 60% dos acidentes da capital
Fonte: BBC News

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posted by ACCA@9:51 PM