Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, junho 25, 2009

Recall de robe feminino, devido ao risco de incêndio

As mortes de seis pessoas acionaram as autoridades federais de segurança e a loja varejista de vestuários Blair para retirada do produto ou recall de 162.000 peças de robes de chenille (tipo de tecido de algodão) porque não cumprem exigências federais de inflamabilidade e pode pegar fogo em caso de serem expostos a uma chama aberta.
Foto: Modelo com um robe de chenille
Em abril, Blair e a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSP- Consumer Product Safety Commission) fizeram o recall do robe feminino de chenille devido ao risco de incêndio.

Desde então, a empresa ouviu os familiares das vítimas que morreram depois de seus robes pegarem fogo, As notícias das mortes causadas pelo tipo de robe, bem como o alerta da Comissão aos consumidores sobre o recall do robe de chenille da empresa, disse Wolfson. Os consumidores foram recomendados parar de usá-los imediatamente e devolvê-los a Blair em troca de cartão de 50 dólares, disse Scott Wolfson, porta-voz da Comissão.

Dos seis casos informados pela Blair como mortes relacionadas com a queima dos robes, cinco das vítimas eram mulheres que cozinhavam, o sexto era um homem usando seu robe, disse Wolfson.

Três das vítimas tinham mais de 80 anos, e todos os óbitos ocorreram antes de abril.

Inicialmente foi emitido um recall voluntário em abril pela Comissão e empresa, mas depois a empresa recebeu três relatos de robes pegando fogo, incluindo um incidente que deixou uma vítima com queimaduras de segundo grau. A empresa enviou cartas aos clientes comunicando o recall do produto, disse Scott Wolfson.

A etiqueta do robe informa; 100% algodão, RN 81.700, feito no Paquistão, de acordo com declaração da comissão. O robe de peça única tem sete botões, com formato de colarinho e dois bolsos laterais, disse a declaração.

Fonte: LA Times - Jun 11 2009


Comentário:
Observação: O tecido Chenille tem uma textura similar à pele, e sua tecelagem é agrupada em filamentos. É feito de algodão, seda e lã e é semelhante ao veludo. A face felpuda do tecido não é plana, de forma que ele (o tecido) absorve e reflete luz em diferentes graus. É conhecido pelo sombreamento e efeito manchado, que é encontrado em certa quantidade em todas as opções de tecido chenille.
O tecido possui sua principal característica o toque e a maciez, podendo ser 100% ou mesclado com algodão, linho, seda, viscose ou poliéster. Geralmente composto por fios de toque macio, o nome "chenille" é inclusive para denominar o nome do tecido.

O tecido do robe é inadequado ou seu uso é inadequado diante de uma chama aberta? Qualquer vestuário de manga comprida diante de uma chama aberta, por exemplo, cozinhando, o risco de acidente é elevado. A precaução dos americanos é excessiva e deveria adotar esse procedimento para todos os tipos de tecidos, o que é um contra-senso. O que deveria ter é uma advertência na etiqueta, para não utilizar diante de chama aberta ou em fogão. De acordo com a foto, o robe com manga comprida, mangas e punhos largos, durante a movimentação do braço no fogão, o risco do punho tocar numa chama acesa do fogão é elevada. O robe foi feito para ser usado na cozinha, durante uma chama acesa? Claro que não.

Se quiser usar um robe com maior segurança, deve utilizar com manga de ¾ ou curta. Se adotar essa mesma lógica da comissão deveria proibir chinelo e outros produtos, principalmente para idosos que causam acidentes fatais. Para ter um tecido resistente ao fogo deveria usar um tecido tipo nomex ou kevlar, usado em casaco de bombeiros ou vestuários de uso especial ?

Existe uma série de roupas usadas nos lares, tais como; robe, roupão, quimono, todos com mangas compridas, devem tomar cuidado, quando utilizar o fogão ou chama aberta.

Esse problema de manga comprida e seus riscos, alguns não imaginamos, mas estão presentes no momento do acidente, pode acontecer no local de trabalho. Manga comprida, roupa larga, avental com manga comprida, próximos as partes móveis de máquinas e equipamentos, próximas de chamas abertas são riscos presentes e esquecidos nas análises de riscos.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:10 AM