Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, abril 18, 2009

Acidente em escada rolante

Um acidente na escada rolante do centro de convenção Tokyo Big Sight Exhibition Center feriu 10 pessoas, participantes do festival de garagem-kit (peças para modelismo) do Wonder Summer Festival. De acordo com informações da imprensa japonesa, havia cerca de 120 pessoas na escada rolante, desde o térreo até o quarto andar, local do evento, quando a escada rolante parou sem avisar e mudou de direção (desceu). Nenhum dos feridos era grave e a polícia está investigando se a causa do acidente foi sobrecarga ou uma avaria do motor da escada rolante. O modelo específico de escada rolante recomenda peso máximo de 130 kg por degrau e tem um total de 78 degraus.
Para evitar acidentes semelhantes, durante convenções onde existe concentração elevada de pessoas, os americanos desligam as escadas durante esses eventos.

Fonte: Mainichi Daily News - 2008-08-05

Comentário:
No vídeo observa-se que cada degrau da escada rolante tinha quatro pessoas. Teoricamente mais de 300 kg, que ultrapassava o peso máximo permitido (130 kg). O projeto em geral de escada rolante leva em conta duas pessoas por degrau (75 kg/cada). Houve excesso de pessoas na escada rolante, provocando sobrecarga. Se o motor quebrou por causa da sobrecarga, o motor deixou de tracionar e mudou de direção devido ao excesso de peso.

Vídeo


Como funcionam as escadas rolantes - click

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:15 AM