Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, março 20, 2009

Acidente com empilhadeira no depósito

A empilhadeira estava transportando uma embalagem com dimensões maiores do que a largura da empilhadeira, a qual bateu na estrutura das estantes, provocando a queda total dessa estrutura. O operador da empilhadeira saiu ileso desse acidente.

Problemas
■ O depósito tem uma série de erros de delimitações de áreas para armazenagem e circulação de empilhadeiras.
■ Observa-se na parte central do depósito as áreas são de dimensões diferentes para armazenagem sem demarcações. Os corredores estão abarrotados de material de maneira desordenada.
■ O transito de empilhadeiras nesses locais são em ziguezague.
■ Não há demarcação da área para circulação de empilhadeiras (corredores exclusivos).

Recomendações:
■ As passagens dos corredores devem ser retas e não devem conter obstruções causadas por empilhamento de materiais ou colunas, de forma a permitir a direta comunicação entre as portas e todos os setores do depósito, que devem estar devidamente identificados e divididos por critérios de conveniência (cores, números etc.).
■ Uso de cores como fator de segurança nos almoxarifados
A sinalização do depósito é primordial a fim de identificar máquinas e equipamentos de segurança, delimitar áreas, advertir contra perigos iminentes ou eventuais. Sua adoção no depósito possibilita ao pessoal que nele trabalha identificar, facilmente, os perigos naturais por intermédio das cores, quando já familiarizado com a simbologia adotada. Isto não dispensa, em absoluto, o emprego de outras formas de prevenção de acidentes, tais como cartazes, painéis.
■ Operador de empilhadeira - Ao operar em espaço limitado, deve prestar muita atenção ao espaço livre lateral e superior. Se for necessário, peça a alguém que lhe ajude na movimentação.

Vídeo

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:28 PM