Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Falta de uso de Equipamento de Proteção Individual

Numa pesquisa realizada com entrevistas com trabalhadores para definir os conceitos de percepção de risco e de perigo no trabalho, resultou nas seguintes conclusões:

1-Verificou-se que nem todos sabem exatamente o que é perigo e o que é risco.

2-Alguns trabalhadores sobreestimam o valor do risco a partir de sua experiência. Pessoas que nunca sofreram e/ou presenciaram um acidente do trabalho tendem a subestimá-lo.

3-A tendência dos entrevistados foi a de citar exemplos de situações de perigo e de tipos de fatores de risco. Analisando-se as respostas individualmente verificou-se que nem todos souberam conceitualizá-los. Talvez isso decorra da subjetividade das respostas ou da dificuldade de se formalizar um conceito ou, até mesmo, por falta de conhecimento.

Diante disso, passa-se a considerar imprescindível a identificação da percepção dos trabalhadores antes de quaisquer ações que incorram em aspectos subjetivos.
O conhecimento prévio dos riscos ocupacionais do sistema e como são percebidos pelos trabalhadores são fundamentais para o sucesso das ações que visam à prevenção/controle de acidentes. Fonte: Percepção de risco e perigo: um estudo qualitativo, Daniela Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Muito mais importante do que entregar simplesmente um EPI para o trabalhador é conscientizá-lo dos riscos existentes em seu trabalho e a visão dele sobre esse problema para que possamos corrigir as ações que visam à eliminação do risco ou sua minimização. O trabalhador deve interagir com o seu processo produtivo, para processá-lo de modo seguro, sem perdas no processo e sem acidente.

O vídeo mostra uma situação em que o trabalhador não utiliza protetor auditivo durante o trabalho, mesmo quando é chamado à atenção para sua utilização. Ele não tem percepção do risco de seu trabalho, pois para ele o ruído é subjetivo.


Marcadores: ,

posted by ACCA@10:43 AM