Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 02, 2008

Garoto de 12 anos morreu depois de usar excessivamente desodorante Lynx


Daniel Hurley, 12 anos, sofreu colapso e morreu no banheiro de sua casa "após utilização exagerada do desodorante. Ele foi envolvido pelo solvente contido no desodorante Lynx Vice spray e seu coração começou a bater irregularmente”, segundo inquérito policial.

Seu pai disse no inquérito “que estava fazendo um chá enquanto seu filho estava no banheiro em sua casa em Sandiacre, perto de Nottingham. O banheiro é adjacente à cozinha e eu gritei para ver se ele estava bem. Eu não ouvi nada e gritei novamente, mas ele não respondeu. Forcei a porta para abrir e encontrei meu filho desmaiado na banheira. Verifiquei sua freqüência cardíaca e sua respiração, mas ele não estava respirando”.

Uma ambulância levou Daniel para o hospital Nottingham's Queen's. Ele morreu cinco dias depois.

Daniel Hurley morreu após usar o desodorante Lynx Vice spray, mas o médico legista disse que a embalagem advertia claramente dos possíveis perigos.

O consultor patologista Dr. Andrew Hitchcock, que efetuou a autópsia em Daniel, disse que não encontrou evidencias de abuso de substâncias. Também não houve evidência de qualquer doença com risco de vida, de álcool ou drogas no organismo de Daniel.

O que temos neste caso é alguém que pode muito bem ter tido uma anormalidade cardíaca, na presença do solvente, disse Dr. Hitchcock. É muito provável que a inalação passiva do solvente quase certamente levou à sua morte, disse o patologista.

O médico legista Dr. Robert Hunter registrou o veredicto como morte acidental, dando como causa arritmia cardíaca, exagerada pela exposição a solventes. Ele disse que estava convencido que a Unilever, o fabricante do Lynx, advertiu suficiente sobre suas embalagens que quantidade excessiva de desodorante aerossol não devem ser usados em espaços fechados.

As embalagens de Lynx avisam que o produto deve ser mantido fora do alcance das crianças, acrescentando: A utilização em locais bem ventilados, evitar a pulverização prolongada.

No entanto, o Dr. Hunter disse: "Não sei quantas pessoas lêem a advertência sobre o uso do desodorante”. “As pessoas precisam saber sobre os riscos que esses produtos têm."
Um porta-voz da Re-Solve, uma organização que combate o uso e abuso de solvente, disse que era o primeiro caso que eles tinham conhecimento que alguém morreu em conseqüência de exposição acidental a solventes em aerossóis.

Fonte: Mail Online - 20th November 2008

Comentário:
Esse desodorante é conhecido em alguns países como Axe. É um tipo de desodorante-colônia para o corpo todo.
Interessante que os comerciais desse desodorante dão ênfases as fantasias sexuais, conquistas, garotas, etc. e quem usá-lo tem algo mais para oferecer, seria um desodorante afrodisíaco. Em alguns comerciais não há nenhuma preocupação com a inalação do desodorante, a utilização é geral no corpo, contradiz tudo o que se recomenda na embalagem. Para ler as recomendações da embalagem somente com uma lente de aumento ou lupa. As letrinhas do aviso são tão pequenas, que passam despercebidas pelos consumidores. Tive dificuldade de ler as advertências.
Como um fabricante desse produto, que é a Unilever fabrica e coloca no mercado um produto tão perigoso, que necessita de uma série de procedimentos que estão na embalagem tais como; cuidado não pode inalar, cuidado com chama aberta (calor), não deixar em local quente (cuidado deixar no carro), não perfurar a embalagem, cuidado com os olhos, cuidado com irritações na pele, etc. Afinal é produto de higiene pessoal ou uma bomba inflamável?
Usei uma vez e foi a última, pois achei muito irritante. Mesmo que você não queira, a pessoa inala um pouco durante a sua utilização.
O fabricante chega ao absurdo de recomendar sua utilização em espaço ventilado, esquecendo que o banheiro é um lugar fechado, pouco ventilado e cada vez menor. Imagino as pessoas que fumam no banheiro e utilizem esse desodorante. É um autentico lança-chamas ou bomba incendiária.
E as crianças e adolescentes acham que desodorante é semelhante a perfume, gostam passar no corpo. Nesse caso o desodorante deveria ter uma traja vermelha, proibindo para menores de 18 anos.
Todo produto do tipo aerossol de higiene pessoal acionado por propelente a base de solvente deveria ser proibido.

Composição do desodorante: Isobutano, butano, propano, álcool etílico, perfume, miristato de isopropila e triclosano.

Característica do Isobutano
Inalação: Pode ser irritante para as membranas mucosas. As altas concentrações pode causar sonolência. As concentrações muito altas podem agir como um asfixiante e causar dor de cabeça, sonolência, vertigem, excitação, excesso de salivação, vômito e inconsciência. A falta de oxigênio pode causar asfixia e levar a morte.

Outros efeitos da superexposição: Este produto é um asfixiante. A falta de oxigênio pode causar asfixia e levar a morte.

Proteção Respiratória (Tipo Específico): Utilize respirador com filtro para vapores orgânicos em concentrações até 10 vezes o TLV. Para concentrações ainda mais altas, use máscara com suprimento de ar, ou equipamento autônomo de respiração operando na pressão recomendada.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:10 PM