Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, setembro 06, 2008

O tanque voou!


O que aconteceu?

Em 2006, em uma refinaria, localizada no Rio Grande do Sul, Brasil, estava realizando teste de pressão pneumática em uma tubulação conectada a um tanque. Não havia raquetes ou flanges cegos entre a tubulação em teste e o tanque. O tanque estava isolado da tubulação pressurizada através de uma válvula de bloqueio fechada. A válvula de bloqueio permitiu a passagem do gás para o interior do tanque. O tanque (que não tinha um dispositivo de pressão de alivio instalado ou um dispositivo de pressão de alívio muito pequeno) foi sobrepressurizado e houve a ruptura do fundo do tanque. O tanque alçou vôo e atingiu e permaneceu no topo de uma estrutura de instalação próxima.

O que você pode fazer?
■ Durante testes de pressão, ou de qualquer outro tipo de manutenção ou de atividades não-rotineiras que envolvam pressão, certifique-se que todos os equipamentos sejam capazes de suportar o teste de pressão, e efetivamente isolados da fonte de pressão, ou que tenha o dispositivo de alivio de pressão dimensionado de acordo com as condições de teste.
■ Os equipamentos podem ser protegidos com maior confiabilidade da sobrepressurização, usando raquetes (flanges cegos) ou desconectando fisicamente a tubulação em vez de usar válvulas para isolar os equipamentos.
■ Faça uma revisão do processo de segurança antes de iniciar quaisquer operações não-rotineiras para identificar potenciais riscos e exigir medidas de segurança durante as operações.
■ Manter os trabalhadores distantes da área onde as operações de testes de pressão estão sendo realizadas.
■ Se possível, utilize linhas de testes de pressão com líquidos (pressão hidrostática) ao invés de pressão pneumática (gás), a energia que pode ser liberada de um líquido em sobrepressão é muito menor do que de gás.

Fonte: CCPS – Center for Chemical Process Safety - Process Safety Beacon - October 2007

Comentário
Os responsáveis pelos testes ou operações de tanques, não têm idéia, que tanques usualmente, não suportam a pressão de gás, quando os vents ou válvulas de alivio são insuficientes para aliviar o fluxo de gás admitido. Muitos dos acidentes ocorrem porque os operadores não consideram que os tanques sejam tão frágeis, podendo ser sobrepressurizados e colapsados mais facilmente. Muitos tanques são projetados para uma pressão interna de 20 cm de coluna d´água, para o vácuo suportam apenas uma depressão de 6 cm de coluna d´água. Fonte: What went wrong? Trevor A. Kletz

Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:04 AM