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Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, agosto 09, 2008

Proteções e Riscos: Mãos - Parte 1

Os números revelam o dramático impacto do trabalho sobre as mãos dos trabalhadores. E a importância de se criar uma atenção especial em defesa das mãos no trabalho. Se considerarmos apenas os acidentes de trabalho que atingem as mãos até o nível do punho, encontraremos mais de um terço (34,2%) de todos os acidentes de trabalho notificados no Brasil, em 2003, segundo estatísticas do INSS (Dataprev).
Neste índice estão incluídos desde os acidentes mais traumáticos, que sozinhos, equivalem a quase 3% do total (10% dos acidentes de trabalho que atingem as mãos) até ferimentos menores e doenças ocupacionais, como:

■ lesões por esmagamento;
■ amputações;
■ queimaduras e corrosão;
■ cortes e perfurações;
■ fraturas;
■ luxações, entorses e distensões das articulações;
■ traumatismos do músculo e tendão;
■ traumatismos superficiais;
■ LER/DORT (doenças ocupacionais);
■ e outros traumatismos não especificados.

O acidente de trabalho que atinge as mãos provoca limitações importantes para os trabalhadores. Dependendo da gravidade do acidente, este pode provocar o afastamento do trabalho somente por alguns dias ou até causar lesões irreversíveis e incapacitantes, para o trabalho e para as atividades da vida diária. Além do trauma físico, estes danos podem afetar profundamente a vida dos trabalhadores, acarretando prejuízos econômicos e de relacionamento familiar. Para os empresários e para o Estado, há prejuízos econômicos evidentes.

Tipos de Acidentes com as mãos;

■ Ferimento Cortante;
■ Substância Química;
■ Prensado por Objeto;
■ Energia Elétrica;
■ Esmerilhado ou Esfolado;
■ Alta Temperatura;
■ Superfícies Cortantes;
■ Queda de Objeto;
■ Impacto;
■ Baixa Temperatura;
■ Vibrações;
■ Agentes Biológicos, Vírus, Fungos e Bactérias, etc.

Conseqüência de acidentes nas mãos com perdas substanciais

Profissional
■ Dificuldades de ingressos em empregos;
■ Alteração da função;
■ Dificuldades nas realizações de tarefas;
■ Dificuldades de promoções.

Social
■ Restrições de atividades;
■ Impossibilitado à prática de esportes;
■ Privação de tocar;
■ Sensação de incapacidade.

Pessoal
■ Dificuldades de alimentar, vestir e higiene pessoal;
■ Problemas psicológicos, inclusive no meio familiar;
■ Dependência de pessoas;
■ Limitação física.

Mudança de atitude e de comportamento
Como posso mudar de atitudes, comportamentos, no manuseio das mãos em relação ao trabalho ou risco?
O comportamento é um conjunto de atitudes e reações do individuo diante do ambiente.
A atitude é o modo de agir e proceder. É a medição do comportamento.
Os comportamentos são ações que podemos ver e medir. Se os comportamentos estão repetidos ou não, depende de suas conseqüências. As ações com resultados positivos tendem a ser repetidas. As ações com resultados negativos tendem a ser evitadas.
O comportamento seguro deve conseqüentemente ser mostrado aos benefícios do rendimento. Estes benefícios reforçarão por sua vez as ações que as produziram. Nesta maneira, a segurança transforma-se uma força do hábito.

Um exemplo marcante de aprendizado, descrito por Miller & Dollard;
É dito para uma garota de seis anos de idade, que está faminta e quer doces, que existe um doce escondido em um dos livros de uma estante.
■ A garota começa a tirar os livros de uma maneira aleatória, até que, finalmente, ela encontra o livro correto (210 segundos). Aqui, a garota criou um referencial de procura (eliminou os erros e ficou coma busca mais selecionada)
■ Ela é enviada para fora do quarto e um novo doce é escondido sob o mesmo livro. Sua próxima busca é muito mais direcionada e ela encontra o doce em 86 segundos.
■ Na nona repetição deste experimento, a garota encontra o doce imediatamente (2 segundos). A menina mostrou uma direção em relação ao doce e olhar embaixo dos livros representou suas respostas para reduzir esta direção. Quando ela eventualmente encontrava o livro correto, esta resposta particular era recompensada, formando um hábito.
■ Em tentativas subseqüentes, a força deste hábito aumentou até que ele se tornou uma única conexão estímulo-resposta neste quadro.

O treinamento e aprendizagem são fundamentais para eliminarmos o leque de erros ou vícios na etapa de serviço para encontrarmos a conexão segura de efetuar o trabalho de modo seguro.

Princípios de aprendizagem:
1. A direção é essencial (relacionar as falhas e não falhas) para as respostas ocorrerem (isto é, o trabalhador precisa querer aprender). Veja o caso da garota, no início, teve de retirar todos os livros para encontrar o doce. Na etapa inicial a direção era geral (um leque de opções)
2. Os estímulos e respostas precisam ser detectados pelo organismo para o condicionamento ocorrer (isto é, o trabalhador precisa estar atento). A garota percebeu a maneira de como proceder para encontrar o doce, isto é, reduziu suas opções.
3. As respostas precisam ser feitas para o condicionamento ocorrer (isto é, o trabalhador precisa ser ativo). Após vários acertos, a garota reduziu ainda mais sua direção, iniciando a etapa de formação de hábito.
4. O condicionamento só ocorre se o reforço supriu uma necessidade (isto é, o aprendizado precisa satisfazer os desejos do aprendiz). Finalmente, a garota conseguiu formar uma conexão correta para obtenção do doce.

As mudanças no comportamento começam com a observação. Observando trabalhadores executando um determinado trabalho ou utilizando uma determinada ferramenta, é possível identificar que etapas no processo que são seguras e quais envolvem o risco inseguro.
As observações podem então ser usadas para desenvolver check-list para avaliação do desempenho de segurança. Os operadores de máquinas estão usando luvas? A etapa do processo apresenta risco para as mãos?
É importante que os empregados sejam reconhecidos fazendo a coisa segura. Isto ajuda reforçar o comportamento desejado.
O reforço deve ser consistente e pessoal. Em alguma maneira, o comportamento seguro deve ser feito de valor para disseminar, não no general, mas em termos imediatos. Na maioria dos casos isto equivale ao incentivo dos companheiros dos trabalhadores e dos supervisores. (Lembra-se o caso do doce).

Qual é o desafio?
■ Realizar mais comportamentos seguros
■ Modificar ou prevenir comportamentos de risco de se tornarem força do hábito
■ Designar ou alterar serviços onde o comportamento seguro é mais conveniente e desejável do que um comportamento de risco

Como?
■ Atenção constante e sustentável aos nossos comportamentos
■ Atenção constante e sustentável ao comportamento de outros

Treinamento
■ Para aumentar o comportamento seguro e diminuir o comportamento de risco
■ Eliminar barreiras do comportamento seguro, esforçar-se para tornar comportamentos seguros mais fáceis e mais convenientes.
Processo e engenharia:
■ Controles de engenharia (esquema básico do serviço, ferramentas, proteções, proximidade)
■ Controles administrativos (procedimentos, práticas de trabalho)
■ EPI (determinações de perigos, disponibilidade)

Principais riscos existentes na atividade industrial, para as mãos

Pontos de atrito e móvel :
■ São os espaços existentes entre componentes de uma máquina, tais como: engrenagens em movimento, polias, etc.
■ Evite introduzir suas mãos nestes espaços

Pontos Quentes:
■ São locais onde geram calor que são responsáveis por queimaduras, muitas delas graves. Exemplo: tubulações de vapor, máquinas de solda, etc.
■ O uso de luvas pode livrar suas mãos dos problemas causados pelas queimaduras

Superfícies Rotativas:
São atividades desenvolvidas com uso de esmeril, discos de corte, etc. são extremamente perigosas.

Maquinas/Equipamentos
Há necessidade de manuseio das mãos na zona de risco da máquina.

Máquinas Automáticas:
São quando as alavancas e botões acionados por controle remoto ou por sistema de robô, muitas vezes tocados acidentalmente, fazem com que as máquinas, aparentemente desligadas, funcionem rapidamente.

Jóias e Roupas largas:
Anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço, mangas compridas e folgadas de sua camisa podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de máquinas em movimento.
Ao iniciar suas atividades remova as suas jóias e procure arregaçar as mangas da camisa.
Fonte: Fundacentro

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posted by ACCA@11:24 PM