Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, julho 20, 2008

Sistema de resgate e salvamento

Os acontecimentos dos últimos anos, incluindo 9 de setembro, concluíram que os arranha-céus são potenciais armadilhas mortais, sobretudo para os ocupantes dos andares superiores, em casos de eventos catastróficos.

Nos últimos anos assistimos grandes desastres de edifícios altos, como o incêndio do edifício Cook County Administration com 35 pavimentos, em Chicago, com seis funcionários mortos e outros oito feridos, em 2003; o incêndio no edifício de 45 pavimentos, Banco LaSalle, em Chicago, em que feriu 37 pessoas, incluindo 22 bombeiro, em 2004; o incêndio do edifício Windsor, em 2005, que destruiu a emblemática torre de 28 andares, no coração do centro empresarial de Madri e o incêndio do edifício de escritório russo, em 2006, em que morreram nove pessoas e muitas outras ficaram feridas após saltarem do edifício em chamas.

Estas tragédias e naturalmente, a catástrofe do World Trade Center, têm realçado a vulnerabilidade do núcleo edifício e escadas de emergência como o único local para evacuação, como meio de fuga e de acesso de incêndio e de salvamento pessoal. É claro que, como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia Americano (NIST) conclui enfaticamente, no seu estudo do colapso do WTC, há uma necessidade premente de alternativas, soluções de back-up.

Iniciado em setembro de 2002 por um grupo de empresários altamente experientes, a empresa Escape Rescue Systems, desenvolveu um inovador sistema que revoluciona a evacuação das pessoas dos edifícios altos, e permite o transporte rápido e seguro do incêndio e de grupo de emergência e salvamento. Outras soluções existentes e concorrentes não oferecem a eficácia comparável

O Sistema de Resgate
O sistema de resgate é um conjunto de cinco cabines desmontáveis, permanentemente armazenadas na cobertura do edifício em posição dobrada.
Após funcionamento, o conjunto de cabines é baixado para o solo. Ele então se desdobra e abre, permitindo a entrada das equipes de emergência nas cabines. Ele se locomove para cima até que ele pare em cinco andares simultaneamente, permitindo a entrada de 150 ocupantes de através de uma saída por uma janela especialmente configurada.
O conjunto é então deslocado para o térreo e os ocupantes saem as cabines novamente são redobradas. O sistema repete este ciclo, transportar as equipes de emergência para cima e para interior do edifício e evacuação dos ocupantes, sempre que necessário.

O sistema, baseado em uma tecnologia original, desfruta substancial vantagem sobre os concorrentes e outros novos produtos:
■ elevada capacidade de transporte;
■ eficaz em todas as alturas do edifício;
■ serve tanto para evacuação e de equipe de salvamento;
■ não exige nenhuma habilidade ou ações pouco conhecidas por evacuados e é
■ adequado para todas as idades e condições físicas dos evacuados, incluindo pessoas com deficiência.

Escape Rescue System - The most amazing videos are a click away

Fonte: Escape Rescue Systems

Comentário:
Esse tipo de tecnologia é extremamente interessante, principalmente para os bombeiros e equipes de resgate. Lembrando na catástrofe do Word Trade Center, os bombeiros utilizaram a escadaria das torres como meio de acesso para resgate dos ocupantes. Os Corpos de Bombeiros de todos os países tem sua limitação de acesso externo, devido ao comprimento das escadas magiruz, plataformas e snorkel ( máximo 90 m).
Não devemos esquecer que o edifício deve ter sua linha de defesa para combate contra incêndio para proteger esse equipamento. Essa linha de defesa inclui os seguintes sistemas; extintores, hidrantes, sprinklers, detecção, iluminação de emergência, e compartimentação horizontal e vertical.

O vídeo mostra a complexidade de resgate e salvamento de pessoas em edifícios altos. Geralmente as pessoas ficam presas em determinadas áreas cercadas pelo fogo e fumaça. E o único meio de escape é através de helicóptero, quando há condições operacionais para sua utilização.

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:50 AM