Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, julho 16, 2008

Jovens perdem a visão durante o show de musica eletrônica com raio laser

Dezenas de jovens sofreram queimaduras na retina pelo impacto de raios laser durante uma festa de música eletrônica (Rave) numa localidade perto de Moscou, na semana passada, disseram as autoridades de saúde russa na segunda-feira, 14 de julho de 2008.

Participantes do festival Aquamarine Techno Music ao ar livre, em 5 de julho, na localidade de Kirzhach, distante 80 km de Moscou, começaram a procurar ajuda médica, dias após o show, reclamando do olho e problemas de visão, disseram as autoridades de saúde.

As autoridades de saúde de Moscou confirmaram 12 casos de cegueira provocados por raio laser na clínica central Oftalmológica e outros 17 foram registrados em outros hospitais da cidade, no centro da capital. "Todos tem queimaduras de retina, cicatrizes são visíveis em todos eles. Perda de visão em casos individuais é elevada, atinge 80 por cento, e a recuperação é quase impossível”, disse um oftalmologista. Elena Grishina, chefe do Hospital Oftalmológico de Moscou, disse que esses 12 pacientes não apresentaram queimaduras, mas hemorragias no fundo do olho e na retina.
Um dos pacientes confirmou "perdeu a visão pelo feixe do canhão de laser", e precisou ir ao médico no dia seguinte, ao perceber que sua visão normal não se restabelecia.

Participantes da festa disseram que devido as chuvas pesadas os organizadores foram obrigados a erguer centenas de tendas para festa e os raios laser que normalmente iluminam o céu foram em vez disso direcionados para as pessoas. A luz desprendida pelos canhões de laser foi dirigida contra as pessoas de uma distância de várias dezenas de metros.

Quase mil pessoas estavam no local e não foram alertados para o perigo ao qual se expunham pelo impacto dos potentes feixes de luz laser, pelo que, em nenhum momento, protegeram os olhos. Após o show, realizado perto da localidade de Kirzhach, muitos jovens se queixaram de que os raios laser inutilizaram suas câmeras digitais.

Os parentes dos afetados apresentaram denúncias perante a Polícia local e anteciparam que pedirão compensações financeiras.

Laser potente
Alguém criou um raio laser extremamente potente para um pequeno espaço, disse Valentin Vasiliev.

Fonte: Yahoo Brasil 14 de julho de 2008 e Kommersant, July 14, 2008

Comentário:
Todos os raios lasers e sistema para show de raio laser têm perigos intrínsecos - mesmo canetas ou apontador a laser. Observação de regras básicas de segurança de raio laser e os regulamentos específicos de segurança são essenciais.
Um raio laser pode ser considerado como uma grande fonte alinhada extremamente intensa de radiação eletromagnética que é definido por três características: monocromático, direcional e coerência. Devido à coerência temporal e espacial do feixe de laser, ele pode ser considerado como um ponto de fonte de brilho fenomenal que pode facilmente ultrapassar o brilho do sol. Os raios laser são uma fonte de luz direcional mais do que qualquer outro instalação comum, tais como; luzes ou um ponto de luz. Quanto maior for a potência de saída óptica do laser, maior será o potencial de perigo.

Riscos do raio laser
O perigo do raio laser pode ser dividido nas seguintes categorias principais:
■ Riscos aos olhos: queimaduras da retina ou da córnea.
■ Riscos a pele: queimaduras.
■ Riscos elétricos: de alta tensão dos equipamentos.
■ Riscos de incêndio e inundação

Varredura na platéia
Tomar todas as precauções para assegurar-se que os efeitos de varredura na platéia são intrinsecamente seguros. O poder dos efeitos utilizados deve satisfazer os níveis de exposição permitido. A varredura na platéia é uma grande responsabilidade, pois poderia lesionar a visão de centenas de pessoas. A lesão na retina é permanente. Fonte: Laserfx Safety

Marcadores: ,

posted by ACCA@12:00 AM