Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, julho 27, 2008

Comentário: Ato Inseguro


O que é o ato inseguro? Se procurarmos o significado da palavra “ato” no dicionário, temos; procedimento, conduta, modo de proceder, etc.

Veja o caso da memória, segundo especialistas (neurocientistas) quem nunca passou por um lapso de memória, não ficou um certo tempo tentando encontrar no seu acervo lingüístico pessoal, a palavra adequada para o contexto desejado, ou simplesmente não esqueceu o que iria dizer ao seu interlocutor?
E quem nunca se esqueceu, em determinado momento, do que iria fazer logo em seguida?

Foto - cartoon - Eu não tenho tempo para ler, todas essas regras de segurança.

Imagina se não treinarmos a memória para termos procedimentos para execução de determinada tarefa, o que seria?

Em atividade de baixo risco tecnológico a falha humana não é muito perceptível, mas a atividade de alto risco tecnológico a falha humana é extremamente perceptível (medicina, aviação, usina nuclear, hidroelétricas, etc.). Onde o elemento humano toma decisão/interpretação diante de informações processadas por máquinas/computadores.

O elemento humano é cheio de vícios, particularidades de essência de cada pessoa.
Têm pessoas metódicas, outras indisciplinadas, outras têm dificuldade de assimilação de programas, outras contrárias a modificação de procedimentos, etc. Junta tudo isso, temos uma empresa com um ativo intelectual disperso, que através de treinamento, disciplina, procuramos homogeneizar esse pensamento voltado para os objetivos da empresa. Que é extremamente difícil, pois a cada empresa tem sua cultura/vícios.

Veja o caso de um bebê está aprendendo a engatinhar, tudo para ele é novidade, é o Indiana Jones a procura de aventura e perigo. São os pais que vão emitir verbalmente um Procedimento Seguro (PS) para o bebê, o que é proibido ou não, utilizar um DPI (dispositivo de proteção individual) ou um EPC (equipamento de proteção coletiva para residência) ou delimitar uma área para brincar (zona de risco). Apesar de todo esse treinamento dado pelos pais, sempre tem algum bebê que avança o sinal ou quebra o procedimento dado pelos pais, e aí acontece o acidente.
Na essência o erro humano acompanha o ser humano em todas as atividades. Alguns erros conseguimos corrigir, criamos outros erros latentes, mas a falha está sempre a favor da natureza. ACCA

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:19 AM