Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, junho 06, 2008

Teclados podem ser mais sujos do que tampas de privadas

Muitos teclados de computador podem reunir mais bactérias que os assentos sanitários, diz uma pesquisa feita pela revista "Computing Which?".
Os pesquisadores analisaram 33 teclados dos escritórios da própria revista e descobriram bactérias capazes de causar desde diarréia até intoxicações alimentares.

Dos 33 teclados analisados, quatro foram considerados potenciais riscos à saúde e um tinha cinco vezes mais germes do que o assento da privada do banheiro do escritório.

Durante os testes da revista realizados em Janeiro, um microbiologista disse que um dos teclados do escritório estava tão sujo que teve de ordenar a sua remoção para limpeza.
O teclado tinha 150 vezes mais bactéria do que o limite recomendado, ou seja, tinha 5 vezes germes do que o assento da privada do banheiro do escritório. O microbiologista deu ordens para que o teclado fosse retirado do local, mantido em quarentena e limpo.

Fonte de doenças
O microbiologista Peter Wilson, do University College London Hospital, disse que um teclado de computador é geralmente "um reflexo do que está no seu nariz e no seu intestino. Afirma que compartilhar um teclado no escritório pode causar a transmissão de doenças entre os empregados”.
"Se alguém tem um resfriado no escritório, ou mesmo uma gastrenterite, há muitas chances de que você vai pegar a doença por meio do teclado", disse o pesquisador.
Segundo a revista, uma das causas para teclados tão sujos é o fato de que usuários cada vez mais comem enquanto usam o computador.

Limpeza e higiene
Os pesquisadores culparam a falta de tempo dos funcionários para realizarem refeições fora do escritório pela sujeira dos teclados. Desta forma os funcionários permitem que pedaços de comida caiam entre as teclas e que as bactérias proliferem. Também maus hábitos, como não lavar as mãos depois de ir ao banheiro, também contribuem para o problema, de acordo com os pesquisadores.

A editora da revista, Sarah Kidner, aconselhou os usuários a limpar os teclados antes de começar a trabalhar. "É muito fácil limpar um teclado e isso pode fazer com o seu computador não se transforme num perigo para a saúde". Segundo ela, o pó e as migalhas devem ser sacudidos dos teclados e as teclas devem ser limpas com um pano suave e úmido. As teclas devem ser desinfetadas com um pano umedecido em álcool.

Limpeza do computador
Uma recente pesquisa entre 4 mil pessoas que trabalham em escritórios indicava que um em cada dez trabalhadores nunca limpava o teclado e que 20% também não limpava o mouse.

Em 2007, uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona concluiu que, em média, uma mesa de trabalho tem 400 vezes mais bactérias do que um assento de privada.

Eles também descobriram que as mesas das mulheres têm de três a quatro vezes mais germes do que a dos homens.

Fonte: BBC Brasil - 01 de maio, 2008

Comentário
“O Homem Moderno esqueceu-se de uma das mais antigas regras de higiene: lavar as mãos. Faça o teste. No escritório, na escola, no restaurante, na cantina, no banheiro e até em casa. Aqueles que se demoram a lavar as mãos quando é preciso, passam quase por maníacos” recomenda o Dr. Frédéric Saldmann, autor do livro “Os Novos Riscos Alimentares” e especialista em higiene alimentar.
Cerca de 80% dos consumidores comem o seu hambúrguer sem terem passado pelo banheiro ou lavabo.
Por mexerem em todo o lado, as nossas mãos acabam, com efeito, por juntar um sem número de micróbios pouco recomendáveis. No metrô, no emprego e até mesmo na cama, as fontes de contaminação não faltam.
Estudos feitos por especialistas em higiene permitiram ainda mostrar que;
■ 25% dos indivíduos tinham Escherichia coli nas mãos depois de terem estado no banheiro.
■ No Japão, a bactéria Escherichia coli 0 157 fez grande devastação. No outono de 1996, 10.000 vítimas desta grave infecção, causou 11 mortes.
Observação: A presença da Escherichia coli em água ou alimentos é indicativa de contaminação com fezes humanas (ou de animais).

Quando se deve lavar as mãos?
É recomendado que se lavem as mãos de modo sistemático após ter ido ao banheiro, antes de comer, após ter manuseado um objeto bacteriologicamente sujo (lixo, objeto sujo, etc.).

Como se devem lavar as mãos?
É indispensável lavar as mãos com sabão, pois a água não é suficiente para eliminar a flora bacteriana transitória presente nas mãos. Utilize de preferência um sabão líquido (com pH neutro ou ligeiramente ácido), a um sabonete.

Ato de lavar as mãos
Para ser eficaz, lavar as mãos com água e sabão deve durar um mínimo dez segundos. Tenha o cuidado de lavar bem os espaços entre os dedos e na base das unhas, dois locais que alojam particularmente os germes.

Enxugar as mãos
Mais vale enxugar as mãos com uma toalha de papel descartável do que com uma toalha de algodão que se transforma rapidamente num ninho de micróbios. Tenha o hábito de fechar a torneira com a toalha de papel que vai utilizar para limpar as mãos para evitar a recontaminação das mãos no contato com um objeto sujo.

Quem deve lavar as mãos?
Todas as pessoas evidentemente. Mas lavar as mãos é muito mais importante quando o estado de saúde é frágil. As pessoas de idade ou doentes devem por isso ser ainda mais vigiadas que as outras pessoas. O mesmo deve ser tido em conta com as crianças que, todo o dia, mexem com as mãos em tudo.

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:15 AM