Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, junho 17, 2008

Capacete de segurança de alta tecnologia

Todos os anos, muitos acidentes ocorrem na indústria da construção civil e os mais graves são as lesões ou traumas sofridas na cabeça.

O capacete proativo foi projetado para oferecer ao usuário maior segurança e ao mesmo tempo, estimular mais pessoas ao usá-lo no local de trabalho. Durante o desenvolvimento do capacete foi dado enfoque para o projeto e soluções práticas. Estudos foram feitos para garantir que o produto comunica uma identidade com o qual os trabalhadores em potenciais desejam identificar‑se.

A solução pode estar na forma de um capacete "inteligente" - um capacete de segurança construído com um material flexível, tão confortável quanto um boné de tecido, mas que endurece instantaneamente ao menor sinal de um impacto.

O capacete proativo é uma criação do designer industrial norueguês Tore Christian Bjørsvik Storholmen, vencedor do Prêmio de Talento Jovem do Conselho de Desenho Norueguês de 2008.

Capacete inteligente
O capacete proativo é feito a partir de materiais ativos, com muitas funções inteligentes e integradas. Um rádio, sistema de comunicação ou detector ou sensor de gás podem ser montados. Tecidos eletrônicos, e-textiles (tecidos com componentes eletrônicos embutidos) garantem carregamento fácil de baterias durante a noite “em um plug carregador". O som é transferido através de protetores auriculares que filtra as freqüências prejudiciais e permitindo conversações e sinais de aviso. A combinação da tecnologia Bluetooth e de e-textile permite uma resposta de chamadas telefônicas móveis (celulares e outros) sem retirar luvas, protetores auriculares ou o capacete. Os canais de ventilação do capacete garantem boa ventilação e uma temperatura agradável.

Resistente a impacto
Quando a camada externa do capacete detecta o impacto de um objeto qualquer, o material interno, macio em confortável em condições normais, transforma-se imediatamente em um material resistente e capaz de absorver o choque.

Aparência, conforto e segurança
"Em termos de aparência, os capacetes de segurança não mudaram muito nos últimos 30 anos. O formato do meu conceito foi inspirado nos bonés de beisebol, muito populares entre os trabalhadores da indústria da construção," explica Storholmen.
O "boné de segurança," ou capacete inteligente, como seu criador o chama, possui em seu interior um material que é leve e flexível em condições normais. Quando ele recebe um golpe, esse material "trava" instantaneamente, tornando-se firme e capaz de absorver o choque.

Foto: modelo atual, básico de capacete de segurança

Os testes mostraram que, além de muito mais confortável, o novo capacete de segurança é mais seguro do que os modelos tradicionais.

Protetores auriculares
Os protetores auriculares incorporados ao capacete também têm sua tecnologia embutida. Eles são feitos com tecidos capazes de conduzir eletricidade (tecidos eletrônicos).
"Isto significa que sistemas de comunicação podem ser incorporados no capacete sem a necessidade de cabos que podem se prender em outras coisas," diz o Storholmen. Trabalhadores geralmente utilizam sistemas de rádio e podem também portar sistemas de segurança, como detectores de gases usados por trabalhadores em minas.

Fonte: Norsk Designråd e Inovação Tecnológica – Junho/2008

Notas explicativas:
1-A tecnologia Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio (Wireless personal area networks - PANs).
Ela funciona com ondas de rádio de baixa freqüência e curto alcance, que trabalham na faixa entre 2.402 GHz e 2.480 GHz. Esta faixa é conhecida como ISM (Industrial, Scientific e Medical) e seu uso é livre de acordo com as normas internacionais de uso industrial.
Um ponto muito importante do Bluetooth é que as conexões são automáticas, ou seja, basta que dois aparelhos que tenham a tecnologia incorporada estejam no mesmo raio de ação, para que os transmissores e receptores do Bluetooth comecem a trocar informações para saber se entre eles pode começar uma conexão e que tipo de dados eles podem transferir entre eles. Isso sem a interferência humana ou com uma mínima intervenção.

2-Tecidos eletrônicos ou e-textile (electronic textile)
São tecidos eletrônicos com componentes eletrônicos embutidos que dão uma utilidade extra à roupa. Um e-textile pode ser usado em situações cotidianas e tem uma variedade de funções. Por exemplo, a roupa é capaz até de avaliar as condições físicas do usuário e ativar um alarme em caso de emergência.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:30 AM