Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, maio 06, 2008

Shopping – Prevenção é a melhor estratégia

O modelo arquitetônico e o grande fluxo de pessoas são duas características específicas dos shoppings centers que devem levar seus administradores a redobrarem os cuidados contra o risco de incêndios.
A própria estrutura do empreendimento, geralmente uma grande caixa fechada com diversas interligações em seu interior e áreas abertas ligando os pavimentos, facilita a propagação do fogo, da fumaça e de gases tóxicos. O alerta é do tenente coronel Sérgio Araújo, chefe da Divisão de Operações e Treinamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que realizou estudo sobre o assunto.
Aprimorar a conscientização e a cultura de segurança e da auto proteção é fundamental para se evitar grandes transtornos para empreendedores e consumidores.



Foto:Em 28 de fevereiro de 2005, por volta das 15 h, um incêndio no São Luís Shopping, um dos maiores centros comerciais da capital maranhense, provocou tumulto entre os clientes e os funcionários que estavam no estabelecimento. O fogo começou na casa de máquinas do ar-condicionado do shopping.

O investimento em medidas de proteção contra incêndio e pânico tem custo e não geram lucro imediato, mas a sua não realização pode implicar perdas econômicas, patrimoniais, institucionais e, acima de tudo, de vidas humanas.

Estatísticas
As estatísticas mostram que os problemas de eletricidade respondem por quase 60% das causas dos incêndios ocorridos em shoppings cariocas, à maioria nas lojas da praça de alimentação, informa o coronel Araújo.
Os motivos variam;
■ instalações malfeitas que provocam curto-circuito,
■ uso de produtos fora das especificações ou
■ sobrecarga no sistema elétrico.

Cozinhas
As ocorrências mais significativas, no entanto, são nos dutos de gordura das cozinhas que precisam de manutenção e monitoramento constante.
Forro
Os forros de algumas lojas são altamente combustíveis, escondendo um emaranhado de fiação e dutos.
Lixeiras
É preciso cuidado especial também com as lixeiras, responsáveis por 20% dos incêndios, que geralmente começam com uma ponta de cigarro jogada em lixeira que contém papel. Na lista dos causadores de incêndio seguem-se os veículos, as frituras, as soldas, lâmpadas e depósitos.
Iluminação de lojas
O uso de spots (luminárias) em decoração é fator de risco, pois são lâmpadas que esquentam muito e podem provocar a combustão de produtos próximos, principalmente se forem altamente inflamáveis, como plásticos. Precauções também devem ser tomadas com os letreiros de néon.

Propagação de incêndio
A velocidade de propagação de um incêndio em geral é muito rápida, bastando alguns minutos para atingir elevadas temperaturas. Contribuem para esta velocidade a quantidade de produtos sintéticos usados cada vez mais em nosso dia a dia, como náilon, viscose e espumas, entre outros. Tais materiais geram fumaças altamente tóxicas e letais com a liberação de monóxido de carbono e gás cianídrico.
Um incêndio evolui lentamente até o terceiro minuto; depois a velocidade de propagação é elevada até o 12º minuto, tornando-se estável enquanto existir combustível e oxigênio. Neste momento a temperatura atinge cerca de 1.000º C, de acordo com experiência realizada pela ISO (International Standard Organization) sobre incêndio estrutural, o que é o caso de uma loja, por exemplo.

Riscos de fumaça e incêndio
Geralmente as pessoas se preocupam muito mais com o fogo do que com a fumaça, a principal causa das mortes em incêndios. O máximo que o ser humano pode resistir à fumaça é 12 minutos, sem falar nos gases tóxicos. Os shoppings devem se preocupar seriamente durante o projeto com a instalação de dispositivos de extração automática de fumaça, recomenda o Corpo de Bombeiros. Outro fator a ser levado em consideração durante o projeto é a compartimentação de incêndio, que limita a propagação do incêndio (permitindo que as pessoas sejam retiradas com mais facilidade) e reduz perdas.

GLP - vazamento de gás combustível.
O uso de botijões ou cilindros (GLP) deve ser reduzido ao mínimo, porque dificultam o controle de qualquer emergência do tipo vazamento ou incêndio. A canalização de gás combustível deve passar por monitoramento e inspeções periódicas, de forma visual e com o uso de equipamentos de detecção de gases. Além disso, as normas de instalação têm de ser seguidas com rigor.

Medidas de segurança
Acesso de carros de bombeiros
Na fase inicial do projeto do shopping, deve-se prever o acesso dos carros do Corpo de Bombeiros, considerando-se as suas dimensões, peso, ângulo e altura de operação, além de um local para pouso de helicóptero.

Instalações de incêndios
Não podem faltar instalações de combate a incêndio, extintores portáteis, sistemas de sprinklers automáticos e sistemas de detecção de incêndio em conformidade com as normas técnicas.

Dispositivos automáticos - dumpers
Recomenda-se ainda a instalação de sistema de detecção, extinção e fechamento automático de dutos de gordura. São dispositivos adaptados em coifas e sistema de tiragem de calor e gordura nos restaurantes com o objetivo de detectar o surgimento, limitar a propagação de um incêndio e apagá-lo de forma automática.

Brigada de incêndio
A Brigada de Bombeiros profissionais civis é fundamental para a primeira intervenção e para o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros local. Cabe a ela fazer a inspeção rotineira dos riscos de incêndio, auxiliar na manutenção dos dispositivos de segurança, agir nas situações de emergência, prestar os primeiros socorros, realizar busca de pessoas em meio à fumaça e coordenar o escape até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Pára-raios
A instalação de pára-raios deve ser considerada como elemento adicional de proteção contra descargas atmosféricas, visando à proteção da área total contra descargas que podem gerar desde colapso e queima de equipamentos a incêndios e fatalidades.

As saídas de emergências
Constituem-se basicamente de:
■ Escada de segurança, resistente ao fogo, com largura e número suficiente para a saída dos usuários do prédio;
■ As portas corta-fogo, com largura e números suficientes;
■ Dutos de entrada de ar e saída de fumaça, para renovação do ar;
■ Antecâmara para evitar a entrada de fumaça na escadaria;
■ Sinalização e luz de emergência.

Pânico
Diversos fatores podem desencadear uma situação de pânico, desde o princípio de incêndio, um vazamento de gás até uma briga ou assalto. As pessoas tendem a abandonar o local de forma rápida e desordenada, gerando confusão e acidentes.
Alguns procedimentos podem evitar essa situação.
■ É preciso manter a iluminação e sinalização indicativa de escape do tipo elétrica auto-suficiente e fotoluminescente.
■ As portas devem abrir sempre no sentido do escape, principalmente em locais onde se concentram mais de 50 pessoas, impedindo-se também o ingresso no sentido contrário à barra antipânico, dispositivo que permite a saída de qualquer pessoa com um simples empurrão.

Fonte: Revista Shopping Centers - Agosto de 2000

Comentário:
A Indústria de Shopping Centers no Brasil conta com 622 shoppings.

Histórico de incêndios de shoppings:

1-Incêndio atinge shopping em São Paulo
Em 28 de Julho de 2004, à noite, um incêndio ocorreu no shopping D, na zona norte de São Paulo. A fumaça produzida pelo fogo na cozinha do restaurante "Livorno" assustou os freqüentadores do cinema.
A fumaça produzida pelo incêndio espalhou-se pelos dutos e chegou a uma das salas do cinema, localizada no mesmo andar, que teve de ser esvaziada.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo deslocou cinco veículos da corporação para atender a um chamado de incêndio no local. O fogo foi controlado e ninguém saiu ferido.

2-Fogo em prédio do Cal Center deixa um ferido
Um princípio de incêndio no edifício onde se localiza o Shopping Cal Center, na Avenida Brigadeiro Faria, mobilizou os bombeiros na manhã de domingo, 24 de janeiro de 1999. O fogo, que começou em um quarto do 12º andar, onde fica toda a fiação elétrica do prédio, foi rapidamente controlado.
As causas do incêndio não foram apuradas, mas tudo indica que houve curto-circuito.
Vítimas
Segundo o Corpo de Bombeiros, um funcionário ficou levemente ferido quando abriu a porta do quarto e as chamas o atingiram. A vítima foi socorrida pelos próprios funcionários do local.
De acordo com trabalhadores do edifício, a área atingida pelo fogo compõe a parte administrativa do shopping.
Interdição de restaurante
No dia 8 de janeiro de 1999, o Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru) interditou, por falta de segurança, o restaurante Beer Grill, localizado nas dependências do shopping Cal Center. Segundo o Contru, a falta de extintores de incêndio e irregularidades nas instalações elétricas foram os principais motivos apontados pelos engenheiros. A equipe já havia feito outra inspeção em novembro de 1998. Na ocasião, foi emitida intimação com os itens a serem reparados pela administração do edifício.
Em janeiro, quando os engenheiros voltaram para vistoriar as instalações, poucos serviços foram executados.

3-Fumaça assusta cliente de shopping
Às 11 h 30 min, de 25 de novembro de 1997, um curto-circuito no sistema de exaustão da Churrascaria W Grill, causou um princípio de incêndio. A fumaça provocada pela queima de gordura acumulada na coifa se espalhou pelos quatro andares do shopping Ibirapuera, São Paulo, que é um dos maiores da cidade, com 163 mil metros quadrados. O princípio de incêndio foi controlado em poucos minutos pela própria brigada de incêndio, composta de 40 homens.
Houve correria e confusão na saída do estacionamento, que estava com as cancelas travadas. Apesar do incidente, os motoristas eram obrigados a pagar o estacionamento para poder destravar as cancelas.
Em março de 1997, o shopping foi interditado por dois dias pelo Depto de Controle de Uso de Imóvel (Contru), após um incêndio que destruiu a loja de discos Breno Rossi.

4-Shopping tem princípio de incêndio
Em 19 de agosto de 1997, às 11 h, ocorreu um principio de incêndio numa coifa do restaurante Espeto Grill.. O andar do shopping São Caetano, São Caetano, ficou interditado por quase meia hora para que o Corpo de Bombeiros pudesse controlar o princípio de incêndio.
O Shopping não precisou ser esvaziado. Meia hora depois, estava tudo sob controle e todas as lojas voltaram a funcionar normalmente. O restaurante permaneceu fechado para trabalhos de rescaldo e limpeza do local.

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:10 AM