Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, maio 15, 2008

Programa de Melhoramento Contínuo da Prevenção de Perdas

Hoje a empresa está em busca de um produto perfeito que atenda as necessidades do cliente e ao mesmo tempo produzindo este produto com qualidade a um preço competitivo.
O que significa qualidade a um preço competitivo? Podemos dizer que é o produto feito de acordo com a conformidade de especificação.

Para que a empresa tenha conformidade de especificação, ela deve ter um produto com desenvolvimento multidisciplinar, isto é, todos os setores envolvidos procuram reduzir as etapas do projeto do produto, layout flexível ou célula de manufatura e o pessoal da fábrica engajado em busca da qualidade com redução do índice de refugo, redução do set-up de máquina e a manutenção dando apoio logístico à produção através da confiabilidade de funcionamento dos equipamentos e máquinas.
E finalmente a área comercial que faz a ponte entre o produto e cliente, pois é o termômetro para captar as ansiedades, desejos e contrariedades dos clientes.

Nesse momento, a fábrica está funcionando a mil maravilhas, vendendo muito bem os produtos, os funcionários contentes e finalmente chegou o momento da verdade, um princípio de incêndio propagou-se atingindo a área de produção e interrompeu a produção.

O incêndio veio na melhor hora, em que a fábrica estava à plena capacidade de produção e faturando? Ou lembrando a lei de Murphy, "a natureza está sempre a favor da falha".
O gerente da fábrica pensando nos fatos, lembrou que há pouco tempo esteve na fábrica o pessoal de prevenção de perdas, que presta serviço de consultoria, eles não foram bem atendidos.

Eles vieram no momento em que estávamos produzindo a plena capacidade e na época pensou, "mais recomendações"', "isto nunca acaba", "vai atrapalhar o meu trabalho", "mais relatórios para analisar", "essa visita vai estourar meu orçamento". E as recomendações foram sendo proteladas e ao mesmo tempo o gerente financeiro colaborou, o porquê gastar mais em prevenção?

Qual foi o erro da empresa, estava no processo de qualidade e um problema que ocorreu provocou um desastre? O leitor pode indagar o que tem a ver qualidade com acidente?
Lembramos que a qualidade não se limita ao trabalho, tais como; manufatura e produção, mas sim é um processo contínuo de melhoramentos que deverá abranger toda a comunidade (podemos considerar que a fábrica é uma comunidade, onde trabalhamos, produzimos e passamos às vezes a maior parte do nosso dia na empresa).

Em sentido geral a qualidade é um processo de reordenação das etapas para aprender e agir em qualquer situação. Em geral toda empresa mede sua eficiência pelos resultados apresentados pela economia de custos.
O gerente financeiro pensa quanto vai gastar na implementação de uma recomendação de prevenção e quanto vai economizar no seguro? Mas o que pensa a qualidade?

A qualidade compara o preço ou serviço da não conformidade x custo de qualidade. O que significa um produto fabricado de acordo com não conformidade?

Significa um produto com índice elevado de rejeição ou perda, custo elevado devido à repetição do trabalho (retrabalho) ou um produto que não satisfaça as necessidades do cliente.

Entretanto para prevenção de perda, o que significa um produto (incêndio, máquinas e equipamentos) com elevado risco, que não está de acordo com a conformidade?
Significa que a empresa possui um produto perigoso que poderá colocar em risco os clientes internos ou paralisar a fábrica ou que não satisfaz as necessidades do cliente interno para agir em caso de acidente.

O que significa produzir com a não conformidade de especificação?

É não obedecer à conformidade com os requisitos ou em caso de prevenção não obedecer às normas de segurança.
Notamos que existem inúmeros pontos em comum, principalmente em termos de método, entre a qualidade e prevenção.

Senão, vejamos;

Em geral o empresário está preocupado com a implementação do programa de qualidade ou com a estratégia da empresa em relação aos seus concorrentes, pois dependendo das decisões tomadas podem comprometer os resultados esperados, afetando a sua posição no mercado competitivo. Isto significa que o empresário está consciente que existe um risco para se manter no mercado, a posição de sua empresa ou aumentá-la ou quais são as empresas que possam desafiá-la.

Portanto o risco é um limitador de desempenho em todas as atividades, em que devemos identificar, selecionar e analisar.

Concluindo;
Programa de Prevenção de Perdas é um Programa de Melhoramento Contínuo da Qualidade de Riscos; mas lembramos que este processo não é estático ou passivo, mas sim dinâmico, ou melhor, é como pedalar a bicicleta, se você pára de pedalar, você perderá estabilidade e poderá cair.

Fonte: Referência Bibliográfica: Excelência através da Qualidade - Alcoa Alumínio SA.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:13 AM