Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, abril 23, 2008

Acidente fatal numa indústria de estrutura metálica na Espanha


O acidente ocorreu em 18 de abril de 2008, às 17 h 30 min, na empresa Demag, especializada na fabricação de vigas e localizada a rua Buenos Aires do Polígono Industrial Camporroso de Alcalá de Henares, Espanha, segundo fontes municipais.

O trabalhador estava soldando uma viga quando ocorreu a explodiu, provocado por acúmulo de gás em seu interior, e ele foi jogado contra uma estrutura metálica causando-lhe a morte.
O Serviço de Atendimento de Emergência da Comunidade de Madri explicou que a viga que explodiu é usada em algumas indústrias como estrutura portante, para fixar componentes pesados, e tinha capacidade para suportar quase dez toneladas.

Vitima
A vítima ficou presa entre duas vigas de ferro e sofreu politraumatismos, fratura na base do crânio e da coluna vertebral. Os bombeiros conseguiram retirá-lo utilizando uma das gruas da própria empresa e os socorristas tentaram reanimá-lo durante trinta minutos, sem sucesso.

Serviço de emergência
Duas viaturas de Bombeiros da Comunidade de Madri, uma unidade móvel de Serviço de Atendimento de Emergência e efetivos da Polícia Local e Nacional estiveram no local.

Causa provável
Como sua estrutura é vazia, os técnicos investigam como tinha acumulado gás em seu interior.

Fonte: El Mundo – 18 de abril de 2008

Comentário:
Pelas fotos nota-se, que a viga metálica era fechada nas extremidades. Pode ser durante o tratamento de superfície, elementos contaminantes oriundos da estampagem e proteção da chapa (óleos e graxas, etc.) não fora removidos adequadamente durante o processo.
Com aquecimento do aço durante a soldagem, com ar no interior da viga e/ou alguma substância contaminante tinha as condições ideais para explosão (fonte de calor e vapores).
Fumos e gases de soldagem são de difícil classificação. A composição e quantidade dependerão do material com o qual se está trabalhando, do processo, procedimento e consumível utilizado. Outras condições que podem influenciar a composição e quantidade de fumos e gases incluem: revestimento do material a ser soldado (como pintura, eletrodeposição ou galvanização), o número de operações de soldagem e o volume da área de trabalho, a qualidade e quantidade de ventilação, a presença de contaminantes na atmosfera (como vapores de hidrocarbonetos clorados originados de operações de limpeza ou pintura).
Os produtos de decomposição originados de operações normais incluem aqueles originados por volatilização, reação ou oxidação de ingredientes, material a ser soldado e seu revestimento, entre outros.
Os produtos de decomposição esperado do uso normal incluem complexos de óxidos e fluoretos, bem como monóxido e dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e composição do eletrodo.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@9:52 PM