Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, março 08, 2008

Raio mata trabalhador rural em Alagoas

Funcionários da Usina Utinga Leão identificaram os dois homens que foram atingidos por um raio na tarde de quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008, na fazenda Queimado, na cidade de Murici, Alagoas, José Cícero Pereira dos Anjos, de 27 anos, e José Vieira da Silva, 40, receberam uma descarga elétrica de um raio. Os dois estavam com outros 400 trabalhadores em um grande campo aberto quando começou a chover muito, seguido de ventos fortes, quando raios começaram a cair.

Retirada do pessoal local
“Quando isso acontece, nós retiramos todos os trabalhadores do local”, disse Ivan de Oliveira Silva, 46, responsável pelos trabalhadores, o chamado “cabo de turma”. No entanto, José Cícero e José Vieira estavam em uma área mais distante dos demais trabalhadores. “Não deu tempo de chamá-los, foi tudo muito rápido”, disse o cabo de turma.
Foto: A ocorrência de uma centelha externa amplamente evidenciada, é confirmada nos relatos do acidente. Se ela ocorre fora do corpo ou através ou na parte externa da roupa, o cabelo e a barba podem ficar chamuscados.
Pode haver marcas de queimaduras na sola dos pés e também nas roupas, e estas podem incendiar-se. Metais sobre o corpo, podem fundir provocando queimaduras. Se a centelha passa entre a roupa e o corpo, a corrente fluindo sobre a superfície da pele, pode converter o suor e a umidade da pele em vapor e, em conseqüência, a pressão resultante pode arrancar fora a roupa e as botas.

Foto: A caneleira com metal foi rasgada

Facão na mão
José Cícero e José Vieira estavam com um facão na mão e o metal atraiu o raio. José Cícero teve morte imediata com a forte descarga elétrica, José Vieira que também foi atingido, mas com uma carga bem menor foi levado pelos trabalhadores para a unidade hospitalar da usina, foi liberado em seguida e passa bem.





Foto: O facão atraiu o raio

Vítima fatal
José Cícero era casado e foi contratado para o trabalho temporário em setembro do ano passado.


Fonte: Alagoas24horas - 28 de fevereiro de 2008

Comentário:
Ao atingir a superfície do solo, a corrente da descarga se difunde radialmente. Assim, uma pessoa ou animal não precisam necessariamente ser diretamente atingidos por um raio para ocorrer acidente. As correntes superficiais são elevadas e provocam tensão entre os pés da pessoa ou animal, ocasionando uma corrente que pode levar à morte. Os animais, por possuírem uma distância maior entre as patas, estão sujeitos a uma tensão de passo maior e, portanto, são mais susceptíveis a acidentes fatais. A tensão de passo entre as patas dianteiras e traseiras do bovino é maior que a do homem, e com o agravante do seu coração estar no trajeto da corrente de choque. Além disso, o raio cai durante uma tempestade e a chuva deixa o solo molhado. Deste modo, as patas do boi ficam enterradas, produzindo bom contato com a terra, isto é, um bom aterramento. Assim, com a mesma tensão de passo, a corrente de choque é maior nesses animais. Após uma tempestade com trovoada, é comum a morte de animais, principalmente a do gado criado a campo e que se abriga sob árvores. Árvore alta e isolada em uma pastagem é um verdadeiro pára-raios natural. Como a árvore é alta e forma um caminho condutor à terra, há maior probabilidade de ocorrência de raios sobre ela.

Precauções no caso de tempestades

Dentro de casa:
■ Não tome banho durante as tempestades.
■ Não use chuveiro ou torneira elétrica.
■ Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras e canos.
■ Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos.
■ Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone.
■ Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos, tais como televisão, som, computador, etc.
■ Permaneça dentro de casa até a tempestade terminar.
■ Desligue os fios de antenas dos aparelhos.

Fora de casa:
■ Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, redes de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica.
Afaste-se dos seguintes locais:
■ tratores e outras máquinas agrícolas;
■ motocicletas, bicicletas e carroças;
■ campos abertos, pastos, campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados;
Permaneça dentro do seu veículo, caso ele tenha teto de estrutura metálica.
Fonte: Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:12 PM