Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, março 29, 2008

Mulher morreu em acidente com extintor de incêndio



Em 16 de abril de 2005, na cidade de Uhlenberg em Eltham, sul de Taranaki, Finlândia, um acidente raro em uma empresa transportadora causou a morte a morte de uma mulher, 32 anos, foi atingida na cabeça por um extintor de incêndio em pleno vôo.

Causa
Os especialistas da agência de segurança e saúde ocupacional disseram que a válvula do extintor de incêndio foi danificada quando ele caiu ou foi batido, que ocasionou a descarga repentina do gás em alta pressão e o cilindro rodopiou e então voou como um míssil. O cilindro girou diversas vezes no piso antes de tornar-se um míssil.
O cilindro bateu violentamente na perna de um homem, 54 anos, enquanto estava na terra e a seguir voou como um míssil, batendo na cabeça de uma mulher e colidindo violentamente na parede da oficina. Ela estava caminhando na oficina mecânica quando o acidente ocorreu.

Vítimas
Os paramédicos tentaram salvar a mulher, mas ela morreu na cena do acidente. O coordenador dos paramédicos do distrito de Taranaki, disse que a mulher estava em condição crítica quando os paramédicos chegaram, e a tentaram em vão ressuscitá-la.
O homem, cujos ferimentos foram descritos como moderado, foi encaminhado ao hospital de Hawera para exames.

Inspeção e investigação
O gerente de serviço regional Brett Murray da OSH, disse que ainda não estava claro se o extintor de incêndio caiu ou foi batido . Os inspetores da OSH foram ao local para investigar e entrevistaria as pessoas que testemunharam o acidente nas próximas semanas. "Eles estão em um estado de choque. É uma empresa familiar. Assim estaremos trabalhando quando as pessoas recuperarem do choque e da dor inicial” disse Murray.

Teste
A agência OSH testará o extintor de incêndio.

Inquérito
A polícia, que também está investigando o incidente, disse que foi simplesmente um acidente trágico.

Fonte: The New Zealand Herald – April 17,2005

Comentário:
O risco mais comum associado à pressão envolve o vazamento dos gases. Além disto, quando há uma grande elevação de pressão, provocando a descompressão explosiva na cabeça do cilindro, ele passa a atuar como um míssil desgovernado, que pode causar danos graves e ferimentos sérios às pessoas.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@9:38 PM