Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, março 10, 2008

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo é comemorado


No dia 10 de março é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data de destaque no calendário da Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS);
■ 70% da população mundial são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
■ O sedentarismo traz graves problemas à saúde e ainda é responsável por 54% do risco de morte por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer.

A prática de atividades físicas traz benefícios como;
■ o aumento da eficiência cardíaca e pulmonar,
■ melhora do colesterol, diminuição da pressão sangüínea,
■ provoca a redução e a manutenção do peso,
■ deixa os ossos mais fortes,
■ a pele mais saudável,
■ melhora da auto-imagem,
■ redução da ansiedade, entre outros.
Caminhar, pedalar e praticar outras formas de exercícios aeróbicos estimulam o bem-estar físico e mental, diminuindo em até 50% o risco de doenças.

Fontes: Portal Amazonas - 09 de março de 2008, TVTEM Globo - segunda-feira, 10 de março de 2008

Comentário
O primeiro levantamento de vigilância de fatores de risco à saúde do governo federal constata;
■ Fatores ligados a doenças crônicas e mortes precoces, o sedentarismo e o excesso de peso no país estão em níveis alarmantes: 29% dos adultos de todas as capitais brasileiras não praticam atividade física alguma em casa, no trabalho ou no lazer; 43% estão acima do peso, sendo que 11% estão obesos.
■ Duas tendências chamaram a atenção: a completa inatividade física chega a 46% do grupo de pessoas com mais de 12 anos de escolaridade e é duas vezes maior entre homens (40%) do que entre mulheres (20%).
■ Além do sedentarismo, o levantamento revela que o restante da população não está praticando atividade física "suficiente", isto é, 30 minutos diários de atividade leve ou moderada em cinco dias da semana ou 20 minutos de atividade física intensa em dois dias da semana.
■ Apenas 15% dos adultos se exercitam com essa freqüência, o que ajuda a proteger contra doença isquêmica do coração, hipertensão, diabetes, osteoporose, entre outras doenças.
■ O excesso de peso atinge 47% dos homens e 39% das mulheres. É mais freqüente entre os mais velhos e diminui um pouco com a escolaridade. O excesso de peso salta de 21% entre jovens de 18 a 24 anos para 39% entre adultos de 25 a 34 anos.

A atividade física é uma das formas de controlar o stress baseado em pesquisas científicas. Por que o exercício físico é recomendado para quem deseja manter o seu nível de stress sob controle?
As pesquisas indicam que o exercício físico, mantido sem interrupção por 30 minutos, é capaz de levar nosso corpo a produzir uma substancia chamada beta-endorfina, que dá uma sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar. Além disto, a beta-endorfina anestesia o organismo, fazendo as dores desaparecerem no momento. É por isto que muitas vezes um jogador que se acidenta consegue continuar jogando.
O exercício físico também alivia dois dos piores males da sociedade moderna: a depressão e a ansiedade.
O exercício físico melhora a qualidade de vida. A saúde melhora, sentimos bem, a vida social e afetiva também melhoram e principalmente a vida profissional, pois ficamos menos tensa e em condições de desafios do trabalho.

Atividade física e saúde pública
Em geral, a atividade física pode ser considerada o melhor negócio em saúde pública, em virtude da economia direta que poderíamos alcançar com o combate ao sedentarismo. Atualmente temos mais de 2 milhões de mortes atribuídas a inatividade física a cada ano no mundo inteiro. A inatividade física não só está relacionada com doenças e morte, mas também com o alto custo econômico à sociedade. Nos últimos anos os Estados Unidos gastaram 24 bilhões de dólares (9,4% dos gastos totais com saúde) só com o sedentarismo. Com isso, podemos observar que com o aumento do nível de atividade física da população pode-se contribuir indiretamente para ganhos em outros setores vitais do desenvolvimento humano e o progresso econômico (Matsudo et al, 2001).
A prática sistemática de atividade física demonstra evidências de melhora do perfil lipídico, diminuindo as taxas de colesterol total e aumentando as frações de HDL-Coleterol e recentemente novos trabalhos vêm apresentando evidências sobre o papel do exercício físico no combate da disfunção endotelial causador de patologias cardiovasculares. Novas evidências, também, têm associado à falta da atividade física a alterações e maior predisposição de doenças cérebro-degenerativas. Cientistas encontraram relação entre o sedentarismo e a piora cognitiva e aparecimento de demência. E, recomendam aos pacientes de patologias como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla a prática de atividade física dentro de suas condições de saúde, sendo o exercício um fator positivo em seu tratamento (Matsudo et al, 2002). Fonte: Edvaldo Cardoso, Maria da Graças, Rita Viviane Branco.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:01 AM