Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, março 15, 2008

Acidente ocorrido em uma máquina de molde



A fábrica de origem americana, localizada na Ásia, possuía um programa de bloqueio/etiqueta, entretanto, ela não tinha uma política total de segurança. Um funcionário da manutenção estava trabalhando numa máquina de molde, sem o bloqueio total. A visão da máquina era total, entretanto, por alguma razão o funcionário de manutenção estava no interior da máquina, quando o operador acionou a máquina durante a fase de start-up. A máquina opera com capacidade de 30 a 45 t. O funcionário teve morte instantânea por esmagamento e seccionamento de membros.





Comentário:
Os principais eventos de acidentes podem ser classificados em pelo menos, uma dessas categorias seguintes:
■ Definição inadequada de bloqueio e etiqueta
■ Aplicação incorreta de bloqueio e etiqueta
■ Remoção não-autorizada de bloqueio e etiqueta
■ Remoção bloqueio e etiqueta antes do trabalho de ser completada
■ Trabalho executado sem bloqueio e etiqueta
No caso em questão houve aplicação incorreta de bloqueio e etiqueta;

Há um caminho comum para os eventos de bloqueio/travamento e etiqueta/sinalização;
1- Iniciando o processo de bloqueio e etiqueta
2- Planejamento do serviço
3- Análise de riscos
4- E análise dos obstáculos é executada inadequadamente
Em muitos casos, a análise dos riscos não estava precisa ou a revisão de execução não estava adequada, para garantir que a área limite de segurança deveria prevenir contra todos os riscos.

O processo de bloqueio e etiqueta no envolvimento e compreensão do trabalhador pode também representar uma regra efetiva na prevenção de eventos (acidentes) de bloqueio/travamento e etiqueta/sinalização.
O trabalhador é responsável para verificar que as áreas limites estão adequadamente isoladas contra existência de riscos e “não existe energia”. O processo de isolação de áreas limites pelo trabalhador ajudaria na identificação inadequada de bloqueio/travamento e etiqueta/sinalização.
O treinamento pessoal é um importante componente de um programa efetivo de bloqueio e etiqueta. Fonte: U.S. Department of Energy-Issue No. 96-05

Marcadores: , ,

posted by ACCA@2:39 PM