Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, março 25, 2008

Aberturas – quedas de altura

O vídeo é de treinamento da WorkSafeBC, mostra a importância do planejamento adequado na utilização de guarda-corpo. O vídeo simula uma situação potencialmente perigosa de abertura em obras, que não está protegida adequadamente, que pode provocar acidentes. O responsável pela obra pede para que o trabalhador tenha cuidado na execução do serviço, pois estava próximo a uma abertura desprotegida. E o acidente aconteceu.
O acidente em trabalho em altura é praticamente fatal ou a vitima apresenta seqüelas graves que incapacita para o trabalho.




Comentário
As medidas de proteção de segurança são barreiras cridas para minimizar ou eliminar os acidentes. Durante a execução de serviços diversos fatores estão envolvidos podendo provocar acidentes ou vítimas, tais como;
Ambiente de trabalho
■ quando a equipe de segurança de trabalho não adota procedimentos adequados para efetuar o serviço.
■ quando as etapas das medidas de segurança são inadequadas ou deficientes
Fatores humanos
■ Deficiência de julgamento, erro de avaliação do trabalhador, ele julga que poder efetuar um serviço, sem adotar medidas de segurança.
■ Aspectos psicológicos e indisciplina no trabalho, inclui deficiências de aplicação de comandos, de instrução e de coordenação das medidas de segurança. Às vezes o trabalhador está apenas preocupado na execução do serviço.

O que a norma NR-18 recomenda;
1- Princípio básico de segurança adotada
Onde houver risco de queda é necessária a instalação da proteção coletiva correspondente.
2- Sistemas de proteção coletiva para evitar quedas
Sistema guarda-corpo e rodapé
2.1-Esse sistema destina-se a promover a proteção contra riscos de queda de pessoas, materiais e ferramentas.
2.2-Deve-se constituir de uma proteção sólida, de material rígido e resistente, convenientemente fixada e instalada nos pontos de plataformas, áreas de trabalho e de circulação onde haja risco de queda de pessoas e materiais.
■ Proteção de Aberturas no Piso por Cercados, Barreiras com Cancelas ou Similares
As aberturas no piso, mesmo quando utilizadas para o transporte de materiais e equipamentos, devem ser protegidas por cercado rígido composto de travessa intermediária, rodapé e montantes de características, No ponto de entrada e saída de material o sistema de fechamento deve ser do tipo cancela ou similar.
■ Elevadores
Os vãos de acesso às caixas dos elevadores devem ter fechamento vertical provisório ou de painel inteiriço de no mínimo 1,20m (um metro e vinte centímetros) de altura, constituído de material resistente, fixado à estrutura da edificação, até a colocação definitiva das portas.
■ Dispositivos Protetores de Plano Horizontal - Aberturas
Todas as aberturas nas lajes ou pisos, não utilizadas para transporte vertical de materiais e equipamentos, devem ser dotadas de proteção sólida, na forma de fechamento provisório fixo (assoalho com encaixe), de maneira a evitar seu deslizamento. Fonte: Fundacentro

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:44 AM