Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O que as melhores empresas fazem para a Segurança e Saúde


Les Smith, gestor de negócio da DNV Business Solutions, reconhecida empresa de avaliação de desempenho global, considera que as melhores empresas:

Descrevem de forma clara o que se espera que as pessoas façam para a segurança
Todos os níveis de funcionários, do mais antigo ao recém contratado, compreendem claramente o que se espera.
Existem padrões exigentes e específicos para cada pessoa em todas as atividades profissionais mais importantes. Sem padrões adequados, não podem existir medições, avaliações, correções ou reconhecimento de desempenho com significado.

Fazem da segurança uma responsabilidade dos gestores de linha
A segurança é mais beneficiada quando se encontra de tal modo integrada em cada atividade que se torna impossível ignorá-la.
Fala-se pouco em executar as tarefas de forma segura e fala-se muito em executar as tarefas de forma correta. O fator segurança é igual aos de produção, custos e qualidade, refletindo-se nos cálculos de desempenho, ajustamentos de salário e promoções.

Incorporam a segurança no processo da empresa como uma estratégia operacional
Os líderes de todo o mundo reconhecem cada vez mais que um sistema de segurança bem gerido proporciona uma estratégia operacional para melhorar a gestão global. Mas, nos últimos anos, um número significativo de importantes organizações descobriu que a aplicação das ferramentas e das técnicas de boa gestão de segurança proporciona-lhes não só uma redução de acidentes e doenças, mas também melhorias mensuráveis em relação à eficiência, qualidade e produtividade.

Usam sistemas de medição de segurança e saúde pró-ativos
Os consultores de gestão de liderança sublinharam que: “Se não pode ser medido, não pode ser gerido; se não pode ser gerido, não pode ser melhorado”. O cerne da gestão da segurança é a medição do desempenho em termos quantificáveis e objetivos. As empresas líderes avaliam constantemente o seu processo para determinar se estão a controlar o risco de modo adequado. Embora incluam, na avaliação do nível de segurança, os dados relativos às conseqüências dos acidentes, tais como indicadores de segurança e absentismo, não contam apenas com este tipo de indicadores.

Dispõem de executivos que lideram a gestão de segurança e saúde
Atingir a excelência da segurança e saúde exige as mesmas competências de liderança que para alcançar a excelência em qualquer outra área. O desempenho da segurança e saúde é um reflexo da cultura empresarial e da influência dos órgãos de gestão cujo empenho é fundamental. Tal como em outras áreas, a liderança vai ditar o tipo de desempenho de segurança no qual se deve insistir.

Comentário
Muitos profissionais da área de segurança vestem-se de Dom Quixote, tentando mudar a cultura de segurança da empresa, esquecendo-se que a média e alta gerência são os elementos responsáveis por essa mudança (planejamento, objetivo, etc) e a área de segurança/funcionários são os executores dessa mudança.

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:00 PM