Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Militares atingidos por raio

Segundo o tenente-coronel Silva Filho, comandante da unidade de saúde militar, o acidente ocorreu por volta das 14h45, quarta-feira, 20 de fevereiro, quando 100 homens participavam de uma formatura em uma área livre e cercada por muitas árvores, no pátio do quartel do Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar, na estrada da Ponta Negra, Zona Centro-Oeste., Manaus. De repente, ouviram um barulho semelhante ao de uma explosão.

Raio atinge dezenas de militares
Quinze militares do Exército Brasileiro (EB), quatro sargentos e 11 soldados, foram atingidos pelo raio. Eles foram socorridos por médicos e enfermeiros da unidade e levados para o Hospital Geral de Manaus, onde passaram a noite recebendo cuidados médicos.

Estado de choque
O tenente-coronel Silva Filho Silva Filho, contou que no primeiro momento as vítimas ficaram em estado de choque. Um deles, que carregava uma corrente de metal, foi o único que teve uma pequena queimadura em volta do pescoço.
Alguns dos militares saíram correndo para dentro do quartel e outros ficaram caídos. “Imediatamente acionamos médicos e enfermeiros que estavam no local que prestaram os primeiros socorros às vítimas. Foi um estrondo terrível que a gente não sabia de onde havia partido, disse Silva Filho. Felizmente, ninguém morreu”, disse o tenente-coronel.

Vítimas no hospital
Por volta das 22h, o tenente-coronel ainda estava acompanhando as vítimas no hospital e informou que elas estavam passando bem, já haviam, inclusive, recebido a visita de parentes. Serão submetidas a novos exames e, depois do resultado, devem voltar para o quartel.

Fonte: A Crítica –Manaus, 21 de fevereiro de 2008

Comentário:
Na quarta-feira, 20 de fevereiro, á tarde, Manaus estava chovendo muito. Muito provável que a chuva contribuiu para a formação de raio.
Aproximadamente 60 milhões de raios caem por ano no Brasil, causando, em média, 70 mortes por ano. Calcula-se ainda que os prejuízos causados pela incidência de descargas atmosféricas no país girem em torno de R$ 1 bilhão por ano, sendo R$ 600 milhões no setor elétrico.
"Há 30 anos, quando começamos a desenvolver pesquisas sobre descargas elétricas, morriam cerca de 150 pessoas por ano no Brasil. Hoje, o número de casos registrados caiu pela metade, o que indica uma melhoria na conscientização da população. Naquela época era muito comum pessoas duvidarem dos raios e dizerem que eles não matam", disse o coordenador do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), Osmar Pinto Júnior Pinto Júnior.

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:59 AM

2 Comments:

At 5:08 PM, Blogger Unknown said...

Eu estava lá nesse dia ...

 
At 6:39 PM, Blogger Unknown said...

Eu também estava lá.

 

Postar um comentário

<< Home