Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Bobina esmaga e mata homem

O aposentado Ari Neto Teles estava acompanhando o genro, Alcione Alves Costa, motorista de uma carreta Mercedes Benz, carregada com bobinas de papel da empresa Klabin. O material seria entregue no Terminal de Cargas e Descargas da América Latina Logística (ALL) na cidade de Lages, Santa Catarina.

O acidente aconteceu na segunda-feira, 18 de fevereiro de 2007, à tarde, no pátio de manobras no bairro Ferrovia. A carga de bobinas da unidade da Klabin de Otacílio Costa estava sendo transportada por homens e equipamentos da empresa Logibrás e tinha como destino o porto de Paranaguá (PR). Por volta das 14h30min, a carreta estacionou de ré no terminal ferroviário, e uma máquina começou a fazer o transbordo. Ari estava ao lado do caminhão quando uma das bobinas, de aproximadamente 2,5 toneladas, não ficou suficientemente presa ao clamp da empilhadeira, garra especial para segurar a bobina. A bobina soltou-se, bateu em outro que estava sobre o caminhão e caiu em cima de dele.

Socorro médico
Os socorristas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram minutos depois, tentaram reanimar Ari, mas não tiveram sucesso. A princípio, a morte foi causada por traumatismo craniano e torácico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Lages depois de realizado o levantamento pericial
A esposa e uma irmã do aposentado chegaram ao local pouco depois, ficaram desesperadas e precisaram ser atendidas pelos socorristas.

Inquérito policial
Inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.

O que diz a América Latina Logística (ALL)
Em nota, a ALL informou que os transbordos das bobinas são feitos por empresas terceirizadas, sendo uma responsável pelo transporte rodoviário do cliente ao terminal e outra pela operação interna de transferência das cargas para os trens. A ALL abriu sindicância para apurar o que causou o rompimento do clamp e o motivo da presença de pessoa no local. Segundo a companhia, não há registro de ocorrências similares neste tipo de operação.


Como foi o acidente:


1 -Ari chegou na carona do caminhão, conduzido pelo genro Alcione, ao terminal de descarga da ALL. O caminhão estacionou de ré, no terminal para retirada das bobinas de papel, Uma empilhadeira começou a fazer o transbordo, mas uma das bobinas não ficou suficientemente presa ao clamp, garra que segura a bobina de papel.






2 - A bobina soltou-se do clamp, bateu em outra bobina que estava sobre o caminhão e caiu em cima de Ari.Os socorristas chegaram rápido e tentaram reanimar Ari por cerca de 20 minutos, mas não obtiveram sucesso, pois ele já estava morto.






Empilhadeira com clamp - As bobinas devem ser sempre transportadas por empilhadeiras com clamp. A pressão do equipamento deve ser suficiente apenas para suportar a carga. Não pode ser excessiva pois danifica a bobina.

Fontes: Diário Catarinense e Correio Lageano, 19 de fevereiro de 2008





Comentário
■ Uma das maneiras mais fáceis para prevenir acidentes com empilhadeiras é criando áreas especificas para circulação, onde é proibida a circulação de pessoas.
■ Delimitar corredores com acessórios de segurança, tal como, guard-rail (defensa metálica). É difícil ignorar o brilho amarelo, pintado nas barreiras de aço (defensa metálica)
■ Os corredores de trânsito funcionam ainda melhor. É simplesmente uma questão de definir os locais onde as empilhadeiras podem circular, erigindo ou construindo barreiras para impedir a circulação de pessoas.
■ Cerca de 18% dos acidentes de empilhadeira é resultado de pessoas atingidas por uma empilhadeira. A melhoria do projeto do local de trabalho reduziria drasticamente esta porcentagem.

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:36 PM

1 Comments:

At 10:06 PM, Blogger Unknown said...

Trabalhei por vinte anos com clamp em uma fabrica de papel ., ao iniciar o trabalho de carregar ou descarregar de bobinas jamais faça com alguém por perto, o local precisa ser isolado, lamentável acontecimento.

 

Postar um comentário

<< Home