Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 25, 2007

Relaxando no trabalho


Os progressos da tecnologia cada vez mais deixam as pessoas presas a cadeiras para trabalhar. O uso de computadores é uma constante no dia a dia de muitas profissões. Só que isso traz problemas ao corpo e a mente.

Ficar horas sentado na frente do computador pode trazer tensões musculares que as pessoas nem percebem, enrijecendo a musculatura, prejudicando a circulação sanguínea e "travando" a nuca, os ombros e a coluna.

Claro que ninguém pode deixar de trabalhar, mas certas posturas e exercícios nos ajudam a enfrentar a falta de mobilidade. Pra começar, sente-se mantendo a coluna ereta, colocando a bacia no fundo da cadeira e procurando equilibrar os ísquios, que são os ossos que temos nas nádegas.

E enquanto trabalha, de vez em quando faça inspirações e expirações profundas, pois isso oxigena o sangue e cada célula do corpo. Sua saúde física e mental vai agradecer.

O alongamento diminui a tensão muscular, ativa a circulação, reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga, diminui o risco de lesões, ajuda na hora do trabalho e desenvolve a consciência corporal.

Você pode se alongar no trabalho quando se sentir rígido ou cansado ou tenso, antes e depois de fazer uma caminhada, ao chegar a sua sala ou mesa, no início da tarde e também quando precisar se concentrar e dar o melhor de si. Para isto não há necessidade de grandes esforços, equipamento ou roupa especial.

Alguns detalhes importantes dos exercícios:
■ Procure respirar lentamente sem bloquear a respiração e relaxe,
■ Concentre-se nos músculos e articulações envolvidos,
■ Sinta o alongamento até perceber uma leve tensão e mantenha por alguns segundos,
■ Não insistir até sentir dor,
■ Faça-os dentro do seu limite, cada indivíduo é diferente do outro,
■ Oriente-se pela sensação do alongamento,
■ O exercício deve ser brando, suave,

Você poderá realizá-los ao esperar uma chamada telefônica, no momento de espera de um programa no computador, no trânsito, no intervalo de um serviço ou tarefa, etc. Não é necessário realizar todos no mesmo momento, porém faça-os pelo menos duas vezes por dia.

Fonte: Yahoo Noticias - 09 de dezembro de 2007 e Emforma

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:23 PM