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quinta-feira, agosto 28, 2014

Housekeeping: Limpeza é a base da produtividade

A palavra housekeeping - limpeza e arrumação foi aplicada nas indústrias japonesas com sentido diferente da imagem tradicional de fábrica limpa e arrumada. Lá, este conceito foi encarado como o passo inicial para um programa amplo de aumento da produtividade.

Os japoneses são por natureza pessoas extremamente comedidos no que diz respeito a excessos, consequência das carências do próprio país. Essa idéia de magreza e consumo moderado foi transplantada para os setores fabris por meio de um programa de limpeza e arrumação.

No nosso país, poucos administradores conseguem enxergar que a manutenção de uma fábrica sempre limpa e arrumada pode significar excelente oportunidade de redução de custo. Preferem agir como "bombeiros", apagando incêndios, em vez de procurar realizar um trabalho planejado de longo alcance. Sim, porque uma atitude permanente de limpeza e arrumação não será conseguida pelo simples fato de preparar a fábrica para dia de festa ou de visita importante. E olhe que, neste particular, eles até que conseguem atingir a perfeição.Chegam a esconder funcionários dentro do banheiro na hora da visita, para mostrar que sua operação é realmente muito produtiva. Entretanto, uma vez cessada a causa geradora, a situação volta ao status anterior. Um programa de limpeza e arrumação para ser eficaz tem que ser desenvolvido de forma permanente, estabelecendo novas metas à medida que as anteriores forem atingidas. Além disso, ele deverá contar com integral apoio da média e alta gerência.

■Limpeza e arrumação são produtividade, quando não existam acumulados pela fábrica máquinas, ferramentas, materiais ou produtos obsoletos e fora de uso, mas com um lugar para cada coisa. O aproveitamento eficiente do espaço torna fácil a identificação visual da ocorrência de qualquer irracionalidade durante o processo, evitando, principalmente, a produção de excessos entre operações.
■Limpeza e arrumação são produtividade quando os pisos da fábrica são mantidos rigorosamente limpos, mesmo em áreas de difícil conservação de limpeza e tradicionalmente aceitas como sujas.
Dessa forma, passa a existir uso mais racional dos materiais, sendo recolhidos no chão ainda em condição de uso, pois ali não é seu lugar.
■Limpeza e arrumação são produtividade quando existe um programa regular de revisão e pintura de máquinas ou instalações fabris. Isto possibilita a identificação de vazamento de água, ar comprimido, óleo e vapor, gerando uma atitude participativa do pessoal de produção, em relação a cuidados com manutenção do seu equipamento.
■Limpeza e arrumação são produtividade quando geram a conscientização em cada funcionário, de que é possível conservar seu posto de trabalho limpo e arrumado, sem prejuízo das duas atividades produtivas.

Finalmente, limpeza e arrumação são disciplina, na medida em que os funcionários estão conscientizados para manter limpos e arrumados seu local de trabalho e seu equipamento. Desde modo, com maior razão, deverão se preocupar com aspectos mais importantes como produtividade e qualidade. É por esses motivos que um programa de limpeza e arrumação tem que ser a base de qualquer atividade, porque antes de pensar em qualidade e produtividade é preciso fazer a qualidade das pessoas.

Este programa contribuirá para gerar educação nos funcionários, eliminando, definitivamente, o conceito do operário com roupas sujas, de chinelos e sem camisa, que joga lixo e papel no chão, mesmo porque não existem lixeiras em quantidades e em locais estratégicos. Desde modo, estaremos desenvolvendo dentro das fábricas uma nova cultura, acabando com a atitude de desleixo, reflexo de maus exemplos vindos dos escalões superiores e que contribuem para produção de desperdícios que oneram os custos das empresas. Fonte: Paulo Décio Ribeiro, consultor

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posted by ACCA@2:23 PM