Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Igreja pega fogo após ser atingida por raio em Biguaçu


Uma das mais antigas e belas Igrejas da Grande Florianópolis foi destruída na noite de segunda-feira, por volta das 18h30, após ser atingida por um raio e pegar fogo,  na cidade de Biguaçu.

QUEDA DE RAIO
O incêndio começou com um estrondo causado pelo raio, que provocou uma descarga elétrica na capela. Dezenas de moradores correram para fora de casa e, abalados, viram o maior patrimônio da localidade ruir na frente de seus olhos.

IGREJA
Quase toda a estrutura da centenária capela São Sebastião da Limeira, na localidade de Três Riachos, ficou danificada pelas chamas. Apenas a torre e o sino foram salvos.
 O calor do fogo, misturado ao ar frio da noite, ajudaram o fogo a se alastrar muito rápido.  Fizemos todo o trabalho do lado de fora devido ao risco da estrutura desabar,  explica o tenente Felipe Gelain, que comandou a equipe dos bombeiros no local.
O teto não resistiu e desmoronou logo em seguida, sob a sacristia. Lá dentro, peças históricas e cercadas de valor sentimental iam sendo perdidas em meio às chamas, como a imagem de São Sebastião, com mais de cem anos e trazida de Portugal.

CORPO DE BOMBEIROS
Em meia hora, o fogo já tinha tomado conta de toda a capela, de 105 anos. O Corpo de Bombeiros teve dificuldade de chegar ao local, que fica no topo de um morro íngreme, ao fim de uma estrada de chão _ cujo barro estava molhado pela chuva que continuava a cair.
Um dos caminhões quase capotou ao subir. Outros dois não conseguiram chegar ao local e foi preciso chamar um trator para ajudá-los. Mais de 15 mil litros d'água foram usados para dar fim às chamas, em um trabalho que levou mais de duas horas.

PREJUÍZO
O prejuízo é avaliado em mais de R$ 100 mil.

Fonte: A Noticia - 26/02/2013

Marcadores: , ,

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@1:54 PM