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terça-feira, dezembro 22, 2009

Prevenção de Incêndios relacionados com Limpeza e Ordem Geral

Boas práticas de limpeza e ordem geral devem se tornar um modus vivendi (compromisso assumido em relação à limpeza e organização para ter melhor eficiência) sob condições operacionais normais em sua em­presa. Constituem a base de um programa efetivo de prevenção de perdas e devem envolver todos os funcionários. Boas práticas de limpeza e ordem geral incluem descarte de lixo com freqüência regular, limpeza apropriada de depósitos inflamáveis e limpeza cuidadosa de resíduos de processos industriais.

A FM Global aponta que a prevenção de sinistros causa­dos por deficiências de limpeza e ordem geral. pode diminuir significativamente a freqüência e gravidade de perdas.
A manutenção de uma fábrica sempre limpa e arrumada pode significar excelente oportunidade de redução de perdas, tais como;
■ reduzir perdas de patrimônio (incêndio, explosão, etc).
■ evitar interrupções onerosas na empresa (acidentes de trabalho, princípio de incêndio).
■ auxilia a manter a participação no mercado (caso haja incêndio, a empresa poderá perder a participação no mercado devido à interrupção da produção) e conservar funcionários experientes.
■ o aproveitamento eficiente do espaço torna fácil a identificação visual da ocorrência de qualquer anormalidade durante o processo
■ limpeza e arrumação são produtividade quando os pisos da fábrica, os equipamentos são mantidos rigorosamente limpos, mesmo em áreas de difícil conservação de limpeza e tradicionalmente aceita como sujas.
■ limpeza e arrumação são produtividade quando existe um programa regular de revisão e pintura de máquinas ou instalação fabris. Isto possibilita a identificação de vazamento de água, ar comprimido, óleo e vapor, gerando uma atitude participativa do pessoal de produção em relação a cuidados com manutenção do seu equipamento.
■ evitar o risco de ter de se submeter a novas normas de construção que, em alguns casos, podem tornar os custos de reconstrução proibitivos ou exagerados.
■ motivar o funcionário, delegando maior responsabilidade e autoridade.
Um bom programa de limpeza e ordem geral talvez seja a mais simples e, ainda assim, a mais efetiva medida de prevenção de perdas que você possa adotar.

Desafio
Práticas de limpeza e organização inadequadas, combinadas com uma fonte de ignição, podem resultar em um grave incêndio. O acúmulo de combustíveis em locais impróprios pode fazer com que qualquer fonte de ignição não controlável; fumo, fogo criminoso, trabalhos a quente, inflame o combustível.
Em geral, uma vez que muitas das fontes de ignição são necessárias, a limpeza e a organização inadequadas não constituem a verdadeira causa do incêndio. A causa é a fonte de ignição, mas a qualidade da limpeza e da organização determinará a extensão das perdas. Muitos incêndios iniciam pela falta de um programa de limpezas periódicas ou onde elas são feitas com freqüência ou diligência insuficientes.

Como iniciar um programa permanente de limpeza e arrumação?
A fim de obter o melhor aproveitamento em termos de custo-benefício da proteção de sua empresa, você deve avaliar o papel da prevenção (ou com auxílio de um especialista de prevenção de perdas) de limpeza e ordem geral, na estratégia global de gerenciamento de riscos de sua empresa.

Inicialmente, você terá de assegurar as condições básicas de limpeza e ordem geral, as quais incluem descartes imediatos de lixo, limpezas freqüentes e inspeção periódica ( programa 5S).

Devemos lembrar que o incêndio pode ocorrer a qualquer momento, apenas coincidindo ou aglutinando os fatores propícios (concentração elevada de produtos e uma chama) e o processo de encadeamento do fogo inicia-se.
Dependendo da natureza de suas operações e do nível das outras medidas de prevenção e controle que sua empresa possa ter, como proteção por sprinklers automáticos, e do tipo de material que sua empresa abriga, você pode escolher trabalhar em um nível de prevenção mais alto e dirigido.

O nível dirigido demanda o estabelecimento de uma política ativa de boas práticas de limpeza e ordem geral, envolvendo todas as pessoas em sua empresa.
A sua empresa encontrará seu nicho em algum lugar entre o nível básico, de proteção localizada, e o nível dirigido, que demanda mais envolvimento e colaboração. Embora possa não ser necessário em todos os tipos de empresas, o nível dirigido certamente diminuirá o número de perdas.

Resumimos os elementos­-chaves para prevenção de perdas envolvendo limpeza e ordem geral

Limpeza e Ordem Geral

Elementos Básicos
De uma forma geral, mantenha sua empresa limpa e organizada, dê destino adequado e imediato a materiais, assegure manutenção dos equipamentos, comunique problemas e verifique as práticas de limpeza e ordem geral.Os principais tópicos seriam;

Tenha só o necessário, na quantidade certa
Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar disponível. Eliminando-se o que não é útil, você pode concentrar apenas no que é útil.

Vantagens;
■ reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistema de armazenagem, transporte, reduzindo também o potencial de incêndio no local.
■ facilita o transporte interno, arranjo físico, o controle de produção, a execução do trabalho no tempo previsto e
■ facilita a evacuação de pessoas em caso de emergência.

Como praticar?
Quantifique e avalie o que está sendo descartado, respondendo;
O que deve ser jogado fora?
Aquela mercadoria quanto tempo está parado no local, apenas acumulando poeira e espaço?
O que pode ser útil por outro setor?
O que deve ser consertado?
O que pode ser vendido?

Coleta regular e sistemática do lixo de acordo com o requerido pelo tipo de ocupação
O programa deve ser compatível com a velocidade de produção de lixo (cavaco produzido por máquinas, resíduos industriais, etc).
Para cada tipo de atividade ou processo, a empresa deverá analisar que tipo de equipamento a ser adotado, tais como;
■ em caso de cavaco poderá ser varrido ou removido por uma pá ou ser coletado em recipiente e posteriormente retirado do local.
■ pó, vapor, deverá requerer equipamentos de coleta de pó ou de vapor.
■ resíduo industrial, deverá requerer equipamento de tratamento e coleta de resíduos industriais, que posteriormente deverá ser removido para áreas apropriadas (aterro industrial).
Varrer e limpar pisos e superfícies
Evite acúmulo de depósitos, como vazamento oleosos ou gordurosos de líquidos inflamáveis ou combustíveis, metais combustíveis, sujeira e poeira. Tais acúmulos, especialmente na parte inferior de tetos, podem vencer até mesmo sistema de sprinkler com manutenção adequada.
A freqüência da limpeza de pisos e superfícies (equipamentos, paredes, instalações, estruturas de suporte do teto, etc.) será determinada pelo tipo de material que sua empresa abriga.
A limpeza permanente do piso e superfície na fábrica gera no funcionário a conscientização que é possível conservar o seu posto de trabalho limpo e arrumado.

Práticas corretas de manuseio de material (incluindo estocagem)
Há alguma substância, produto, mercadoria, combustível ou inflamável onde não deveria estar ou obstruindo áreas de circulação ou colocando em risco operações ou prédios ou equipamentos?
Mantenha as áreas de circulação sem combustíveis ou outros tipos de produtos e com livre acesso. Cuidado com a estocagem de produtos sob escada (área de circulação) que em caso de incêndio, poderá impedir a evacuação de pessoal.
É comum em áreas de estocagem, o acúmulo de outros materiais (inflamável, combustível, produtos químicos, etc) aumentando os riscos, que em caso de incêndio poderá provocar decomposição de substâncias tóxicas, dificultando o combate ao incêndio.

Durante o pico de produção, a empresa utiliza-se qualquer espaço disponível para armazenagem, tais como;
■ áreas do posto de trabalho
■ mezanino
■ sob escadaria
■ aumentar a altura de armazenagem, ultrapassando as luminárias ou próximas a elas;

provocando os seguintes problemas;
■ alta de área de circulação com livre acesso
■ aumenta o potencial de incêndio na área, esquecendo que o sistema de incêndio foi projetado não levando em consideração esses problemas e além disso não respeitando as normas de segurança.

A localização do contêiner ou da área de depósito de lixo não coloca em risco, operações ou prédios e equipamentos importantes?
Especialmente em áreas de estocagem, o acúmulo de outros materiais pode aumentar os riscos, requerendo medidas adicionais de prevenção e controle de perdas.
Se um incêndio vier a ocorrer, você deve ter certeza de que seu Grupo de Emergência e Corpo de Bombeiros poderão dominá-lo?

Manutenção regular de equipamentos
Uma causa comum de problemas é a falta de ações para prevenir recorrências de vazamentos de líquidos inflamáveis. Da mesma forma, resíduos de combustíveis e poeiras depositados em equipamentos/máquinas/estruturas, podem aumentar e constituir um risco. Boas práticas de limpeza e organização incluem, remoção regular de acúmulos de resíduos e, também, inspeção de equipamentos e de locais inacessíveis. Em vez de esperar pelos problemas, procure preveni‑los ativamente. A limpeza permanente do equipamento possibilita a identificação de quaisquer vazamentos que poderá gerar um princípio de incêndio ou acidente pessoal.

Sistema formal de notificação e informação conhecida dos empregados
Procedimentos formais de notificação e informação ajudam a assegurar conformidade às exigências de prevenção de perdas relaciona­das com limpeza e ordem geral e a identificar áreas que necessitem de melhorias. Os funcionários devem ter um canal de comunicação definido, pelo qual eles possam relatar problemas e riscos potenciais. Esse canal não deve simplesmente existir, mas os funcionários devem ter conhecimento dele e saber como usá-lo. Eles também devem ser conscientes das responsabilidades em limpeza e ordem geral que lhes tenham sido atribuídas.

Disponibilidade adequada de recursos (pessoal e equipamento)
Boas práticas de limpeza e ordem geral começam no nível mais alto da administração.A alta gerência deve demonstrar seu apoio a esse aspecto vital da prevenção de perdas oferecendo recursos adequados para a sua realização. Esse comprometimento deve permanecer forte mesmo durante períodos financeiramente desfavoráveis.

Rápida inspeção da instalação no final do expediente
Isso tanto pode ser feito por um supervisor de área ou ser parte das responsabilidades dos funcionários. Tudo está em ordem para o próximo turno? Procure problemas óbvios, como pilhas de lixo ou resíduos combustíveis, depósitos ou vazamentos inflamáveis. Certifique-se, que os corredores nas áreas de estocagem estejam livres e acessíveis.
Verifique também que não haja fontes de ignição capazes de inflamar combustíveis próximos.

Elementos Dirigidos
Além dos elementos básicos de prevenção de perdas, solicite auditorias em seu sistema de limpeza e organização, corrija problemas, converse sobre limpeza e organização com seus empregados e dê apoio ao seu sistema. Envolva todos os funcionários. Veja paralisações no sistema como oportunidades para melhorá-lo.

Todos os elementos básicos, mais:
Revisão de relatórios periódicos de inspeção para verificar a conformidade. Gerentes de áreas onde forem encontradas infrações são responsáveis pelo desenvolvimento de um plano de ação corretiva para eliminar novas ocorrências

Relatórios periódicos de inspeção podem revelar áreas problemáticas quanto à limpeza e ordem geral. O objetivo dessa informação por escrito não deve ser encontrar e punir o culpado, e sim, a criação de uma base de dados que lhe indicará onde e quando ocorrem problemas.
■ Por que há constante acúmulo de lixo neste canto?
■ Não há recipientes disponíveis?
■ Por que sempre há depósito de óleo perto de determinada máquina?
■ Há vazamentos que devem ser consertados?
■ Use o relatório periódico de inspeção como uma ferramenta para ajudá-lo a solucionar problemas.

Existência de linhas de comunicação para relatos e feedback
A gerência deve ser receptiva a considerações de empregados sobre prevenção de perdas e deve responder quando um funcionário apresenta um problema ou sugestão para melhoria. A gerência também deve manter um procedimento formal para revisão de relatórios periódicos de inspeção.

Apoio e participação constatados dos funcionários em relação a boas práticas de limpeza
Se os funcionários não tiverem um sentimento de propriedade em relação aos seus departamentos ou instalações, eles poderão desprezar ou ignorar problemas de limpeza e ordem geral. Os supervisores podem precisar encorajar boas práticas de limpeza e organização insistindo para que os funcionários joguem o lixo nos contêineres apropriados. Certifique-se, que os empregados entendam que boas práticas de limpeza ajudarão a prevenir perdas e a preservar seus empregos. Uma certa empresa gratifica funcionários por bons hábitos de limpeza e ordem geral com um prêmio mensal ao departamento mais limpo e melhor organizado.

Política da empresa
Um programa de limpeza e arrumação para ser eficaz tem que se desenvolvido de forma permanente estabelecendo novas metas, à medida que as anteriores forem atingidas. Entretanto, o programa deverá contar com total apoio da diretoria, pois ele é a base da produtividade e qualidade. A essência desse programa é que a empresa desenvolve uma nova cultura, eliminando os desperdícios que oneram os custos da empresa.
Análise inicial
Na análise de suas instalações utilize o questionário abaixo, para avaliar a sua situação e para ajudá-lo a decidir quais as mudanças que são necessárias.

Elementos Básicos
■ Coleta regular e sistemática de lixo de acordo com o requerido pela ocupação
■ Varrer e limpar pisos e superfícies
■ Práticas corretas de manuseio de material (incluindo estocagem)
■ Manutenção regular de equipamentos (óleo, poeira, sujeira)
■ Sistema formal de notificação e informação conhecido dos empregados
■ Disponibilidade adequada de recursos (pessoal e equipamento)
■ Rápida inspeção da instalação no final do expediente

Elementos Dirigidos
■ Todos os elementos básicos mais:
■ Revisão de relatórios periódicos de inspeção para verificar conformidades. Gerentes de áreas onde forem encontradas infrações, são responsáveis pelo desenvolvimento de um plano de ação corretiva para eliminar novas ocorrências
■ Existência de linhas de comunicação para relatos e feedback
■ Apoio e participação constatados dos funcionários em relação a boas práticas de limpeza

Elementos Adicionais
Detalhe que elementos adicionais – dirigidos, às suas necessidades específicas - seu programa deve conter:

Fonte: FM Global e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

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posted by ACCA@5:35 AM