Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, janeiro 03, 2024

TORNADO ATINGIU OS MUNICÍPIOS CATARINENSES DE SEARA E ITÁ.

Um tornado atingiu a região de divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina durante a madrugada da quinta-feira (16/11). 

O fenômeno ocorreu em áreas de zonas rurais entre os municípios catarinenses de Seara e Itá, quase na divisa com o estado gaúcho. 

Uma vez que o fenômeno não alcançou as áreas urbanas dos dois municípios, não se observou a ocorrência de danos estruturais.


CONFIRMAÇÃO DO TORNADO

A confirmação do fenômeno foi possível mediante a análise dos efeitos do vento na vegetação e por imagens de radar da Defesa Civil de Santa Catarina que captaram o que se denomina de assinatura de vórtice de tornado (tornado vortex signature), com um eco em gancho (hook echo) acompanhando a instabilidade, indicando rotação e a presença de  mesociclone, de onde derivou o tornado. Os impactos do tornado foram essencialmente na vegetação por onde passou o funil. Em Itá, a formação tornádica decepou e torceu grande número de eucaliptos em uma propriedade e árvores foram arrancadas pela raiz.

No município vizinho de Seara, logo ao Norte, as consequências foram semelhantes com várias árvores decepadas em seus troncos ou derrubadas com a força do vento durante a passagem do tornado pela região.

MAS O QUE CAUSOU O TORNADO?

Um complexo convectivo de mesoescala atuou entre a noite de quarta e a madrugada da quinta‑feira na metade norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, produzindo tempestades severas.

NOTA DA DEFESA CIVIL

Informa que as  tempestades provocaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com diversas ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e enxurradas. Destacam-se as ocorrências registradas no município de Itá, onde foram observados dezenas de eucaliptos torcidos e algumas árvores removidas pela raiz. Em Seara, município vizinho, também foram relatadas quedas de árvores. Fonte: g1 SC - 16/11/2023

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:31 PM