Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, agosto 08, 2023

CICLONE ATINGE 115 CIDADES, DEIXA MORADORES ILHADOS E MORTOS EM SC


O ciclone que influencia o tempo em Santa Catarina desde segunda-feira (2/05/2022) provocou  estragos em 115 municípios. Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil na tarde de quinta‑feira (5):

-44 mil pessoas foram afetadas.

-Duas prisões também foram inundadas pela chuva,

-Moradores ficaram ilhados e

-Três pessoas morreram  

BALANÇO PARCIAL,

-Desalojados: 7.100;

-Desabrigados: 518;

-Região Sul é a área mais afetada;

-Municípios que decretaram Situação de Emergência (SE): Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá; Araranguá, São Joaquim; Lages e Laurentino;

-Número de rodovias alagadas: 22;

-Número de escolas estaduais com aulas suspensas: 154.

PRESÍDIOS

Com a inundação do presídio e da penitenciária de Tubarão, 759 detentos foram transferidos para 14 unidades prisionais. Segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) "internos que tiveram lesões" por conta da ocorrência de inundação "receberam atendimento de saúde".  

Já adolescentes que estavam no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) da cidade, que não chegou a alagar, foram levados para São José, na Grande Florianópolis. As três unidades ficam no bairro Bom Pastor, mas em terrenos diferentes.

MORTES

José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio na tarde de terça-feira (3). As vítimas estavam na localidade conhecida como São Paulo Velho.

Os socorristas foram acionados para resgate e busca dentro de um córrego no interior do município, mas, segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio e o veículo foi localizado caído com as rodas viradas para cima na região.

Na quarta-feira (4), um homem de 45 foi arrastado pela correnteza e morreu em Urubici, também na Serra.  

MORADORES ILHADOS

Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quatro agricultores passaram a noite ilhados na comunidade Vargem do Braço, e foram resgatados na terça-feira. Já em Braço do Norte, quatro crianças e duas professoras precisaram ser resgatadas em uma creche manhã de terça-feira devido ao alagamento da rua que dá acesso à unidade.

Treze alunos de uma escola de Joinville, no Norte catarinense, também ficaram ilhados por causa da chuva e precisaram ser resgatados pelos Bombeiros Voluntários no início da tarde de quarta.

PORTOS FECHADOS

Com a Marinha a interrompeu o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte. Quatro navios estavam atracados e aguardavam autorização para sair do local.

Uma das embarcações aguardava autorização para manobrar no Porto de Itajaí. Outros dois, aguardavam no Portonave. O quarto esperava no terminal Barra do Rio, em Itajaí. Cada dia com a embarcação parada equivale a uma perda que varia entre US$ 30 mil e US$ 50 mil.

CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O número de cidades de Santa Catarina que decretaram situação de emergência chegou a 27 noe sábado (7). No balanço da noite de sexta-feira (6), eram 22 municípios.

De acordo com dados da Defesa Civil, divulgados no sábado, 7.100 pessoas seguiam desalojadas e 518 desabrigadas. Três pessoas morreram por conta do mau tempo.

Conforme a Defesa Civil, 44 mil pessoas foram afetadas em 121 municípios catarinenses. Duas prisões também foram inundadas pela chuva e moradores ficaram ilhados.

Municípios que decretaram Situação de Emergência (SE): Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Alfredo Wagner, Rio Rufino, Taió, Anitápolis, Monte Carlo, Videira, Macieira, Rio das Antas, Tangará, Rio do Oeste, Anitápolis, Lauro Muller, São Martinho, Armazém, Gravatal, Braço do Norte, Grão Pará e Capivari de Baixo.

BALANÇO FINAL DAS OCORRÊNCIAS

Foi atualizado para 121 os municípios que registraram ocorrências relacionadas às chuvas que atingiram o Estado. Houve 03 óbitos, sendo (02) no município de São Joaquim e (01) no município de Urubici todos relacionados à pessoas que tentaram passar por áreas inundadas com veículos que foram arrastados pela correnteza.

São contabilizados 7.100 desalojados e 518 desabrigados, num total de 44.000 pessoas afetadas, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.  Fontes: g1 SC e NSC TV -05/05/2022, Defesa Civil de Santa Catarina -  12/05/2022

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:42 PM