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sexta-feira, março 17, 2023

ACIDENTE ENTRE TREM E ÔNIBUS ESCOLAR DA APAE DEIXA DOIS MORTOS NO PARANÁ

 Um ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Jandaia do Sul, norte do Paraná, foi atingido na lateral por um trem, deixando duas meninas mortas e mais de 20 pessoas feridas, entre monitores e estudantes da instituição.  A colisão ocorreu por volta das 11h30.

O acidente aconteceu na zona urbana do município, na quinta‑feira (9/03). Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 29 pessoas ao todo, sendo 25 crianças, três monitores e o motorista.

COMO ACONTECEU O ACIDENTE?

A batida entre o trem e o ônibus escolar foi registrada na Rua Presidente Kennedy, no bairro Vila Rica, em Jandaia do Sul. Um vídeo registrou o exato momento da colisão. Assista acima.

As imagens mostram o ônibus avançando na linha férrea. Ao lado direito, há uma placa preta sinalizando aos motoristas que cruzam o trecho: "Pare, olhe e escute".

Do outro lado da rua, o motorista de um carro branco freia para o trem passar.

QUEM ESTAVA NO ÔNIBUS?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus levava 25 estudantes da Apae da cidade para casa. Além das crianças e adolescentes, três monitores e o motorista seguiam no veículo.


VÍTIMAS

Segundo a Polícia Civil, duas meninas morreram. Kimberly Caroline Ribeiro Pimenta, de 15 anos, e a prima dela, Maria Vitória Gomes Ferreira, de 11, estudavam na Apae.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Apucarana.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) detalhou que equipes de toda a região foram mobilizadas para a ocorrência. No total, 27 pessoas ficaram feridas.

As vítimas mais graves foram levadas para hospitais de Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas.

Somente para o Hospital da Providência, em Apucarana, os socorristas encaminharam oito pessoas, sendo cinco em estado grave.

CORPO DE BOMBEIROS

Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Jandaia do Sul atenderam o acidente, que também contou com apoio aéreo e ambulâncias de municípios vizinhos.

INQUÉRITO POLICIAL

A Polícia Civil confirmou que o motorista estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde janeiro. Segundo o boletim de ocorrência do acidente, o documento venceu em 23 de janeiro de 2023.

O delegado de Jandaia do Sul, disse que o motorista do ônibus foi ouvido após o acidente. Ele foi liberado por ter prestado socorro às vítimas, o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Ele confirmou que não viu o trem se aproximando, e sequer ouviu barulho, mesmo após um carro ter parado do outro lado da rua", disse o delegado.

De acordo com a polícia, o condutor pode ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal culposa.

As circunstâncias do acidente ainda vão ser investigadas.

O QUE DIZ A EMPRESA?

A Rumo Logística, concessionária da linha férrea se manifestou por meio de nota.  .

"A concessionária lamenta profundamente o acidente envolvendo um trem e um veículo escolar nesta quinta-feira (9), em Jandaia do Sul (PR). A empresa acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. O maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pela travessia do veículo. Vale lembrar, que por ser uma composição de carga de grande escala, o trem pode levar até 500 metros para conseguir parar por completo após o acionamento do freio. A empresa está à disposição das autoridades policiais para contribuir com todas as informações necessárias." Fontes: Folha de São Paulo - 9.mar.2023; g1 PR — Londrina - 10/03/2023   



COMENTÁRIO:

Acidentes não têm causa única. No caso em questão,  no cruzamento,  existia apenas uma placa preta sinalizando aos motoristas que cruzam o trecho: "Pare, olhe e escute". Esse aviso seria suficiente?  O local tinha apenas sinalização passiva e a sinalização ativa?

O enfoque de um programa de prevenção de riscos deve ser muito mais abrangente

O manual especifica outros dispositivos, tais como;   sinais sonoros e luminosos, sinalização semafórica, cancelas e bandeiras.



FALHAS HUMANAS

As falhas humanas são as principais causas dos desastres. Nesse cenário de acidente, poderemos indagar, como é simples parar num cruzamento ferroviário ou numa rua ou avenida, olhar para os lados e seguir em frente. Mas existe outros fatores que envolvem nesse ato simples de parar, tornando-o mais complexo, o comportamento humano.

Entre as falhas humanas, as principais são; deficiência de julgamento, aspectos psicológicos e indisciplina.

As vítimas de acidentes ferroviários sofrem lesões semelhantes aos acidentes rodoviários. Lesões comuns, como resultado de acidentes ferroviários incluem trauma craniano e lesões na medula espinhal, concussões e lesões na cabeça, entorses, fraturas, escoriações, queimaduras e lesões de tecidos moles e internos.

CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO (CTB

De acordo com as recomendações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), os motoristas devem atender à indicação de “Pare, olhe e escute”.

Todos os veículos devem parar antes de fazer uma travessia de passagem em nível, já que não cumprir essa regra é considerado infração gravíssima. Deve-se redobrar a atenção aos sinais visuais e sonoros (como a buzina das locomotivas). Além disso, durante a travessia de um trem, é necessário manter uma distância segura dos trilhos.

PASSAGEM EM NÍVEL (PN)

É o cruzamento da via férrea com a via rodoviária no mesmo plano horizontal. As  passagens de nível rodoviárias são os cruzamentos entre o modal rodoviário e o ferroviário, sendo pontos de alto risco de acidentes. As melhorias físicas devem ser feitas para proporcionar condições mais seguras nestes pontos e a escolha do tipo de melhoria a ser implementada em cada situação vai depender das condições de cada local, baseadas em vários parâmetros que influenciam na segurança de cada travessia.

Os elementos de proteção compreendem, entre outros, os sinais manuais, sonoros e luminosos, sinalização semafórica, cancelas e bandeiras

Fonte: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - VOLUME IX - Cruzamentos Rodoferroviário

TREM NÃO PODE PARAR RAPIDAMENTE.

Um trem de carga médio com  90 a 120 vagões percorre 1,6 a 2 km  até parar.  Trem com velocidade de 90 km/h pode percorrer  1,60 km ou mais para parar,  após o maquinista acionar o freio de emergência. Um trem de passageiros com 8 carros, com velocidade de 130 km/h precisa de cerca de 1,6 km para parar.

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posted by ACCA@5:30 PM