Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, novembro 29, 2020

PRATELEIRAS DESABAM EM SUPERMERCADO E DEIXAM VÍTIMAS EM SÃO LUÍS

Prateleiras com produtos desabaram e atingiram clientes no supermercado Mix Mateus Atacarejo, na noite de sexta-feira, 2 de outubro, no bairro Vinhais, em São Luís, Maranhão.

ACIDENTE: Inúmeras estruturas metálicas caíram em  espécie de efeito dominó. No momento do acidente, havia intensa  movimentação de clientes.

VÍTIMAS: Uma pessoa morreu (funcionária) e oito ficaram oito feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS DO MARANHÃO: O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foram confirmadas uma vítima fatal e oito pessoas com ferimentos leves. Seis feridos foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios.

ATENDIMENTO E EMERGÊNCIA: Os bombeiros, as forças de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde, o Gabinete Militar do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas, além de prestar assistência a familiares.

Às 20h15 de sexta-feira (2 de outubro), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local. O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis. Durante mais de 11 horas de operação, foram feitas buscas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo. Foi montado o Sistema de Comando de Incidentes, onde sistematicamente, todas as medidas inerentes à ocorrência foram devidamente executadas. Das  oito pessoas feridas, três foram assistidas pela equipe multiprofissional da UPA do Vinhais, com escoriações e ferimentos leves. Após atendimento e apresentando quadro clínico estável, os pacientes receberam alta médica ainda na madrugada.

ISOLAMENTO: Na manhã de  sábado, 3 de outubro, o supermercado estava isolado e contou com a presença de gestores e funcionários da rede. Equipes do Corpo de Bombeiros encerraram as buscas às 6h50 de manhã.

RESPONSABILIDADE CIVIL: O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informa que irá instaurar inquérito civil para apurar as causas. O órgão ministerial ressalta que envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes.

CENÁRIO PROVÁVEL DO ACIDENTE: As imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que as cinco prateleiras de dez metros de altura desabam umas sobre as outras. Oito pessoas ficaram feridas e uma jovem de 21 anos, ER  do estabelecimento, não resistiu e morreu. “A primeira prateleira que colapsou foi a número 3. Então, ela estava fazendo reposição na prateleira 4, de costas para a prateleira 3” declarou o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, explicando como ER  foi atingida durante o desabamento. Um laudo está sendo produzido pelo Instituto de Criminalística, com base nas imagens das câmeras do circuito interno e na perícia feita no local do acidente. A investigação criminal está a cargo da Delegacia de Homicídios. A Promotoria do Consumidor e o Ministério Público do Trabalho também abriram inquérito. Fonte: G1 MA-03/10/2020 

Comentário: As gôndolas em alguns estabelecimentos  tem cerca de sete a 10 metros de altura e em outros podem ser até mais altas. Basicamente, a maioria dos supermercados obedece  as determinações dos fabricantes. 

O peso para cada conjunto de gôndolas é determinado pela empresa que fabrica a estrutura. O peso pode variar entre 500 kg a 1000 kg para determinados modelos de prateleiras que comportam produtos de varejo na parte inferior e paletes na parte superior. Em partes do supermercado que fazem apenas armazenamento de paletes com produtos, o peso máximo pode ser ainda superior.

No projeto para instalação das prateleiras é preciso levar em consideração as normas técnicas elaboradas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, mantendo maior segurança para os itens e para os operadores do armazém. Excesso de peso pode ocasionar acidentes assim  como falha na montagem.



Marcadores: ,

posted by ACCA@6:54 PM