Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, junho 15, 2020

TORNADO NO OESTE DE SANTA CATARINA: DEFESA CIVIL AVALIA A PASSAGEM

Rajadas de vento chegaram a aproximadamente 130 km/h. Tempestade foi registrada em Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga, entre a tarde e a noite de quarta-feira (10).
A Defesa Civil avalia uma possível ocorrência de um tornado em Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga após rajadas de ventos de aproximadamente 130 km/h. Nesta quinta-feira (11), órgãos municipais se reúnem para discutir as características do fenômeno.


PROVÁVEL TORNADO
O meteorologista Leandro Puchalski explicou que tornados podem ser identificados por meio de imagens e a partir dos estragos causados. São funis que ficam entre a base da nuvem e o solo e têm como característica o movimento giratório, de acordo com ele.
Em Descanso, parte de árvores de uma avenida foram derrubados e um caminhão tombou com a força do vento.
"Normalmente, quando você tem um vento muito forte, a árvore tomba. No caso de um tornado, você tem a árvore ainda em pé, mas cortada ao meio, como se alguém tivesse passado um machado. Os indicativos como um todo sinalizam a possibilidade muito forte de a gente ter tido um tornado na região. A questão é que a gente tem uma outra condição, uma microexplosão, que também traz um pouco essa característica", afirmou.
Conforme Puchalski, microexplosão consiste em uma grande quantidade de ar que sai da base da nuvem em direção ao solo, com características semelhantes as do tornado.

DEFESA CIVIL CONFIRMA PASSAGEM DE TORNADO PELO OESTE DE SANTA CATARINA
A Defesa Civil estadual confirmou no sábado (13), que o fenômeno climático que atingiu Descanso, no Oeste catarinense, foi um tornado.  
A informação foi divulgada após a análise detalhada de imagens, relato dos moradores e consultas com especialistas na área.

PREJUÍZOS
VÍTIMAS
13 pessoas precisaram de atendimento hospitalar.

DANOS MATERIAIS
A Defesa Civil contabilizou:
·    Mais de 500 famílias foram diretamente afetadas,
·    280 casas atingidas no município,
·    Galpões e estruturas metálicas tiveram os telhados arrancados.
·    A tempestade derrubou árvores e postes de energia elétrica.
·    A cidade vizinha, Belmonte, também teve prejuízos por causa do vendaval com pelos menos 200 casas atingidas.

AJUDA AOS MUNICÍPIOS
Além do fornecimento emergencial de lonas, telhas e itens de assistência humanitária para as famílias, o governo estadual confirmou que deverá homologar nos próximos dias os decretos de emergências assinados pelos prefeitos de Descanso e Belmonte.
Após tornado, municípios declaram situação de emergência no Oeste de SC

TEMPESTADES
Ao todo foram 27 municípios afetados pelo temporal e chuva na região

Fonte: G1 SC-13/06/2020 20h19  Atualizado há 21 horas

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:19 PM