Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, janeiro 23, 2020

HOUSEKEEPING É MAIS DO QUE “LIMPEZA” – É SOBRE SEGURANÇA

VOCÊ SABIA?
Os materiais acumulados do processo e também materiais de embalagens (plástico, papel/papelão, madeira), tornam-se combustíveis em caso de incêndio ou explosão. É essencial minimizá-los através de housekeeping.
·    Os sistemas de segurança, tais como a proteção contra incêndios, podem não ter sido projetados para combustível adicional, incluindo poeira ou outros materiais derramados.
·    Derramamentos e vazamentos de matérias primas, produtos intermediários ou produtos acabados também representam material perdido diminuindo o rendimento do processo.
·    Housekeeping é mais do que eliminar derramamentos; os equipamentos sem uso e as embalagens não utilizadas também precisam ser adequadamente acondicionados.
·    As limalhas e as poeiras metálicas também constituem risco de incêndio e explosão. Elas precisam do mesmo nível de cuidado que outros materiais combustíveis.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?
Conheça quais são as expectativas de housekeeping para a sua área e siga-as.
·    Assegure-se de que métodos adequados de manuseio e descarte sejam aplicados aos materiais recolhidos durante as atividades de housekeeping.
·    Os resíduos metálicos constituem um perigo único que requer métodos especiais para descarte; descubra quais são e siga-os.
·    Além disso, se a fonte do material for desconhecida, consulte o pessoal da segurança sobre quais EPIs utilizar para a limpeza.
·    Durante as suas rondas anote as práticas de housekeeping abaixo do padrão e reporte-as ao seu supervisor. Melhor ainda, limpe-as enquanto aplica os métodos de segurança adequados.

Manter as áreas limpas torna-as mais seguras!

Fonte: Beacon Process Safety

Comentário:
O programa housekeeping oferece vários benefícios, como:
·    Aumenta o senso de limpeza e organização de toda a equipe;
·    Melhora a qualidade de vida no trabalho aos profissionais;
·    Reduz riscos ocupacionais;
·    Diminui o retrabalho e custos operacionais;
·    Melhor uso e conservação dos ativos da empresa;
·    Promove a conservação dos equipamentos.

Artigos publicados



Marcadores:

posted by ACCA@9:16 PM