Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, outubro 30, 2019

Queda de raio deixa um morto e 14 pessoas feridas em Gravataí

A queda de um raio em um campo de futebol na manhã de domingo (27 de outubro) causou a morte de um homem e deixou 14 pessoas feridas em Gravataí (RS). O fenômeno aconteceu por volta das 10h no local onde acontecia um jogo amistoso entre times da cidade no bairro Rincão da Madalena, informou a Polícia Militar da cidade.

QUEDA DE RAIO
Por volta das 9h20min, começou uma garoa. Depois, a chuva ficou um pouco mais forte. Mas não tinha relâmpagos, trovões e muito menos raios. As pessoas que estavam no campo foram surpreendidas por um estrondo e um clarão.
O pessoal ficou meio zonzo. Quando todo mundo conseguiu abrir os olhos, tinha diversas pessoas caídas no chão. Alguns conseguiram levantar e sair do campo. Dois ficaram no chão. Um deles era o colega que acabou vindo a óbito. No outro jogador, conseguiram fazer a reanimação, conta Luiz Henrique Ferreira, um dos atletas amadores que prestou os primeiros socorros.

INFORMAÇÕES:  QUEDA DE RAIOS
A Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat) informou ter captado, entre 9h e 10h de domingo, apenas 10 raios no município. Depois disso, entre 10h e 10h30min, não houve novas detecções na área. Raios de baixa intensidade, segundo a Rindat, podem ter ocorrido e não ter sido detectados devido à distancia em relação à rede de sensores. Ainda assim, conforme o órgão, esse tipo de descarga "tem capacidade de causar ferimentos ou mortes em incidência direta".

ATENDIMENTO MÉDICO
Os feridos, incluindo uma criança de oito anos, começaram a chegar ao Hospital Dom João Becker por volta das 10h15min. Parte dos atingidos, entre eles Magrão, foi levada em carros particulares e outros em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

VÍTIMAS
 As vítimas, entre elas uma criança de oito anos, foram socorridas e levadas para o Hospital Dom João Becker.
Segundo a assessoria de imprensa do Hospital, cinco pessoas permanecem internadas em estado estável, três estão em observação, um paciente está em estado instável e cinco, dentre eles a criança, foram atendidos e liberados.
A vítima fatal com sinais de queimadura no tronco e nas pernas foi identificada como Valdenir Massaia, de 27 anos, que atuava como zagueiro de um dos times, não resistiu. Fontes: Agência Brasil, 27/10/2019; GauchaZH-27/10/

Marcadores:

posted by ACCA@3:52 PM